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Tipo do documento: Dissertação
Título: Glamourização do álcool nas baladas adolescentes
Título(s) alternativo(s): Glamorization of alcohol in teenagers ballads
Autor(es): Ribeiro, Fernanda Cristina da Silva
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro membro da banca: Borges, Lilian
Segundo membro da banca: Barbato, Silviane B.
Terceiro membro da banca: Alves, Priscila Pires
Palavras-chave: Narrative;alcohol abuse;overestimate;adolescence;Narrativa;abuso de álcool;hipervalorização;adolescência
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 31-Jul-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: Ribeiro, Fernanda Cristina da Silva. Glamourização do álcool nas baladas adolescentes. 2015. [104 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: O uso de drogas não é um comportamento recente do ser humano. Desde o início de sua história, há indícios de utilização de substâncias encontradas na natureza para fins terapêuticos, recreativos, espirituais e até alimentícios, como no caso das bebidas alcoólicas. Uma questão que se configura nesse percurso é: Como o tema repercute no adolescente na atualidade? Que aspectos subjetivos, assim como socioculturais, históricos e político-econômicos, estão envolvidos no uso que os jovens fazem atualmente das drogas (especificamente, neste estudo, do álcool)? A conjectura básica desta pesquisa é que o álcool relaciona-se ao glamour na sociedade atual e isso pode ser encontrado na narrativa do adolescente. Para aprofundar o estudo dessa questão, este trabalho traz como objetivo geral verificar se o uso abusivo do álcool relaciona-se ao glamour na sociedade atual sob o ponto de vista do adolescente. Os objetivos específicos são: i) Investigar o que o adolescente narra a respeito do uso abusivo do álcool na adolescência, perpassando questões pessoais e contextuais, ii)Verificar como o discurso canônico encontrado na mídia a respeito do uso de álcool (principalmente propagandas televisivas e música popular) se presentifica na narrativa do adolescente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, utilizando uma entrevista semi-estruturada dirigida a dois adolescentes, de ambos os sexos. Os sujeitos escolhidos tinham como característica comum ter dezoito anos completos e cursar o terceiro ano do ensino médio em uma cidade do interior do RJ. As entrevistas foram gravadas em vídeo, transcritas integralmente, e foi realizada uma análise narrativa desse texto. Os dados encontrados foram divididos em duas categorias: narrativas adolescentes a respeito do uso abusivo do álcool – na qual foi abordada a maneira que os adolescentes descrevem a relação entre adolescência e álcool –, e influência canônica na narrativa adolescente – na qual buscou-se abordar a questão da influência do contexto sócio cultural na constituição identitária do adolescente. Os resultados encontrados apontaram para a confirmação da conjectura inicial: o discurso da glamourização do abuso de álcool, disponível nas mídias, da hipervalorização do exagero no consumo e do status promovido por esse comportamento é presentificado na narrativa dos adolescentes. Entretanto, os mesmos não reconhecem a influência desse discurso como sendo de origem midiática ou cultural e a relacionam a um comportamento exclusivo dos grupos de pares, endereçando a influência à amigos e adolescentes mais velhos. Concluímos que os discursos dispostos nas mídias e na cultura hegemônica operam seu poder simbólico na canocidade cotidiana de forma tal que sua influência nem sempre é percebida nas falas e comportamentos repetidos diariamente. E considera-se preciso que se promovam mais espaços para os diálogos e narrativas sobre a temática, pois é na narrativa que as rupturas acontecem, e desenvolve-se a criticidade. Uma vez que a valorização do abuso de álcool é compreendida como incentivo a comportamentos de risco, não apenas na adolescência, mas que implica numa questão de saúde pública global. Nesse sentido, faz-se premente a mobilização das múltiplas esferas sociais em prol de uma regulamentação mais incisiva da mídia e seus diversos veículos
Abstract: Drug use is not a recent human behaviour. Since early history, there are indicators of substance use allied to therapeutic ends, recreational, spiritual and even feeding purposes, as in alcoholic drinks, for instance. An issue that lies in this route is: How drug use affects teenagers today? Which aspects – subjective, historical and socio-economic – are implied in the current adolescent drug use (specifically, in the present study, alcohol use)? Basic conjecture in this research is that alcohol is related to glamour in present society and this can be found in adolescent speech. In order to deepen this matter investigation, we bring as our main objective to verify if abusive alcohol use is related to glamour in present society under adolescent point of view. Our specific objectives were: i) Investigate what adolescents tell concerning abusive alcohol use during adolescence, pervading personal and contextual issues; ii) Verify how canonical speech found in media on alcohol use (specially on popular music and on TV ads) presentifies itself in adolescent speech. To do so, a qualitative, descriptive research was carried on, having as instrument a semi-structured interview done with two teenagers – a male and a female. Both respondents were aged eighteen and attended their last year at high school in a small town in Rio de Janeiro State. Interviews were recorded in video, integrally transcribed, and speeches were analyzed. Found data were sorted into two categories: adolescent speech on abusive alcohol use – in which the way adolescents describe relation between adolescence and alcohol was approached –; and canonic influence over adolescent speech – in which there was an attempt to approach the matter of socio-cultural influence over adolescent identity constitution. Found results confirmed initial conjecture: alcohol glamorization speech, conveyed by media, overestimation of exaggerate alcohol consumption and consequent status promoted by this behavior are present in adolescent speech. However, adolescents do not assume this speech as originated from media or cultural influence, and relate it solely to peer pressure, spotting friends and older young people influence. We came to the conclusion that speech displayed on media and hegemonic culture exercises their symbolic power over in such way that its influence is not always noticed on people’s everyday discourse and behaviour. It is suggested, thus, utterly necessary the promotion of more space to dialogue and idea exchange on the theme (since it is on speech that ruptures take place and criticism is developed), once alcohol abuse overvaluation is understood as incentive to risky behaviour, not only concerning adolescents, but also taking into consideration a global public health matter. In this instance, it is peremptory multiple social spheres mobilization towards more incisive regulation of media and its multiple agents.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14399
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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