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Tipo do documento: Dissertação
Título: A memória na contemporaneidade: uma leitura freudiana
Título(s) alternativo(s): Memory in contemporaneity: a Freudian reading
Autor(es): Brito, Wallace da Costa
Orientador(a): Magalhães, Fernanda Canavêz de
Primeiro membro da banca: Magalhães, Fernanda Canavêz de
Segundo membro da banca: Oliveira, Regina Herzog de
Terceiro membro da banca: Noronha, Gilberto Cézar de
Palavras-chave: memory;modernity;Contemporaneity;memória;modernidade;contemporaneidade;Freud
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 5-Jul-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: Brito, Wallace da Costa. A memória na contemporaneidade: uma leitura freudiana. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Resumo: Trata-se de trabalho de natureza teórico-conceitual que objetiva investigar a memória em Freud, extraindo leituras para pensar sobre a memória na contemporaneidade. Parte-se, para a consecução desse objetivo, da construção do cenário de nosso tempo – o contemporâneo – como marco situacional. Em seguida, faz-se uma leitura acerca da memória na teoria freudiana a partir de textos de sua fase inicial. Dentre as questões concernentes ao sujeito pesquisadas por Freud, o tema da memória se desvela como necessário, constituindo um elemento expressivo para explorar as questões teórico-clínicas com as quais se defronta. Na teoria freudiana a memória se caracteriza pela multiplicidade, uma vez que se compõe pelas dimensões inconsciente e consciente. No debate sobre a cultura contemporânea estão em jogo formas de subjetivação nas quais a memória comparece como parte das recentes transformações sociais, legitimando o seu estudo para a compreensão de nosso tempo. A este propósito, as formulações freudianas contribuem significativamente para pensar sobre a memória tanto no contexto de surgimento da psicanálise, quanto na atualidade. Sob lentes freudianas, aliás, a relação entre os temas da memória e do trauma mostra-se fecunda para a compreensão da cultura contemporânea.
Abstract: It is a work of theoretical-conceptual nature that aims to investigate memory in Freud, extracting readings to think about memory in the contemporaneity. In order to achieve this goal, we set out to construct the scenario of our time - the contemporary - as a situational mark. Then, a reading about memory in Freudian theory is made from texts from its initial phase. Among Freud's questions concerning the subject, the subject of memory is revealed as necessary, constituting an expressive element for exploring the theoretical-clinical issues with which it is meets up. In Freud's theory memory is characterized by multiplicity, since it is composed of the unconscious and conscious dimensions. In the debate on contemporary culture are at stake forms of subjectivation in which the memory appears as part of the recent social transformations, legitimizing their study for the understanding of our time. In this regard, Freudian formulations contribute significantly to thinking about memory both in the context of the emergence of psychoanalysis and in the topicality. Under Freudian lenses, moreover, the relation between the themes of memory and trauma is fruitful for understanding of contemporary culture.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14437
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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