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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14448
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Representações sociais da pessoa transexual entre estudantes de psicologia |
Otros títulos: | Social representations of the transgender person among students of psychology |
Autor: | Araujo, Paula da Silva de |
Orientador(a): | Naiff, Luciene Alves Miguez |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Silvia Maria Melo |
Segundo membro da banca: | Uziel, Anna Paula |
Palabras clave: | Representações Sociais;Transexualidade;Psicologia;Social representations;Transsexuality;Psychology |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 11-sep-2018 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citación: | ARAUJO, Paula da Silva de. Representações sociais da pessoa transexual entre estudantes de psicologia. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018. |
Resumen: | O Conselho Federal de Psicologia não entende a transexualidade como condição psicopatológica, concordando com um movimento mundial pela despatologização das identidades trans. Contudo, são notáveis práticas de psicólogos/as que contribuem para limitar, impedir e marginalizar a experiência identitária transexual. Nesse contexto, buscou-se conhecer as representações sociais da pessoa transexual entre estudantes de psicologia, uma vez que estas podem influenciar em suas posições e práticas profissionais. Participaram da pesquisa 118 estudantes de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. “Mudança de sexo”, “Gênero” e “Identidade” pareceram os elementos mais fortemente relacionados à transexualidade. O trabalho do/a psicólogo/a foi compreendido como clínico e individual e a formação com relação a gênero e sexualidade, considerada insuficiente ou insatisfatória por grande parte dos/as estudantes. |
Abstract: | The Federal Council of Psychology does not understand transsexuality as a psychopathological condition, in agreement with a worldwide movement for depathologizing trans identities. However, there are notable practices of psychologists who contribute to limiting, impeding and marginalizing the transsexual identity experience. In this context, we sought to know the social representations of the transsexual person among students of psychology, since these can influence their positions and professional practices. 118 students from a public university in the state of Rio de Janeiro participated in the study. "Gender Change," "Gender," and "Identity" seemed to be the elements most strongly related to transsexuality. The work of the psychologist was understood as clinical and individual and the training regarding gender and sexuality, considered insufficient or unsatisfactory by a large part of the students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14448 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia |
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