Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14465
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sentinelas dos mares: a carreira militar e suas representações sociais para aspirantes e oficiais da Marinha do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | the military career and its social representations for aspirants and officers of the Brazilian Navy |
Autor(es): | Rodrigues, Rosane Pinto |
Orientador(a): | Naiff, Denis Giovani Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Souza, Marcos Aguiar de |
Segundo membro da banca: | Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly |
Palavras-chave: | Representações Sociais;Carreira Militar;Oficial da Marinha;Social Representations;Military Career.;Marine Officer |
Área(s) do CNPq: | Psicologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 5-Mai-2014 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | RODRIGUES, Rosane Pinto. Sentinelas dos mares: a carreira militar e suas representações sociais para aspirantes e oficiais da Marinha do Brasil. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o estudo das representações sociais dos Aspirantes e Oficiais da Marinha do Brasil acerca da carreira militar tendo como base teórica a abordagem estrutural. Foi selecionada uma amostra de 210 participantes, do sexo masculino, com idade entre 20 e 34 anos, sendo 105 Aspirantes do 3º ano escolar da Escola Naval e 105 Oficiais Subalternos e Intermediários. Também foi considerada na amostragem a distribuição dos participantes nos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes. Utilizou-se como metodologia a técnica da evocação livre combinada com um questionamento de centralidade e aplicação de um breve questionário estruturado para a caracterização do objeto. Os dados coletados na evocação livre foram processados pelo software EVOC®, que fornece um gráfico com quatro quadrantes possibilitando localizar o possível núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais. A centralidade dos elementos do núcleo foi avaliada a partir de uma técnica de questionamento para a obtenção do Índice de Centralidade de Representações Sociais a partir de Evocações (INCEV). Os resultados indicam representações sociais semelhantes entre os grupos estudados, porém, com organização diferente de seus elementos |
Abstract: | The present project has as objective present the study of social representations on military career for Midshipmen and Officer’s Brazilian Navy based on structural approach. A sample of 210 participants between the ages of 20 and 34, male, are also 105 Midshipmen and junior Officers. The sample was also considered among Navy, Marines and Supply Officers. Free evocation technique was used as methodology combined with centrality questioning and a short structured questionnaire for the characterization of the object. The collected data by free evocation were processed in EVOC® that provides a graphical with four quadrants which allows locating the likely central nucleus and peripheral elements of social representations. The centrality of nucleus elements was evaluated through a questioning technique to obtain Social Representations Centrality Index from Evocations (INCEV). Results indicate similar social representations between the two groups, however, with different organization of its elements. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14465 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Rosane Pinto Rodrigues.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.