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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14469
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desafios da inclusão no ensino superior: narrativas de uma universitária com Síndrome de Down |
Título(s) alternativo(s): | Challenges of Inclusion in Higher Education: university narratives with Down's Syndrome |
Autor(es): | Botelho, Deuzimar Helena de Oliveira |
Orientador(a): | Oliveira, Valéria Marques de |
Primeiro membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
Segundo membro da banca: | Alves, Priscila Pires |
Palavras-chave: | Inclusão no Ensino Superior;Deficiência Intelectual;Síndrome de Down;Narrativa |
Área(s) do CNPq: | Psicologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Out-2019 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | BOTELHO, Deuzimar Helena de Oliveira. Desafios da inclusão no ensino superior: narrativas de uma universitária com Síndrome de Down, 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019. |
Resumo: | O tema deste trabalho é a inclusão do universitário com deficiência intelectual, em especial as pessoas com Síndrome de Down, nas instituições de ensino superior - IES. A inclusão é direito fundamental de qualquer pessoa em todos os níveis educacionais. Os avanços na educação e conquistas de direitos quanto à inclusão, ainda criam muitos desafios e demandam melhor compreensão sobre o processo, não apenas quanto à entrada, mas também a permanência e a promoção da aprendizagem, em especial da pessoa com deficiência intelectual. Através de pesquisa descritiva, qualitativa com análise das narrativas do próprio universitário com Síndrome de Down, acerca da aprendizagem e das estratégias pedagógicas vivenciadas nas suas Instituições de Ensino Superior – IES, tem-se como objetivo geral examinar a vida acadêmica caracterizada pela inclusão educacional do universitário com Síndrome de Down a partir da percepção de si e do ambiente. Os objetivos específicos são: a) debater os fatores que interferem na vida acadêmica a partir da narrativa do universitário, b) identificar os desafios e como são enfrentados pelo universitário através de sua narrativa e da observação da pesquisadora, c) inferir sobre implicações educacionais possíveis para o atendimento à legislação. Utilizou-se a triangulação de métodos na coleta de dados: entrevista semi-dirigida com o universitário, familiares e profissionais quando apropriado, relatório de campo da entrevistadora, objetos de apoio à autonarrativa, tais como fotos, mapas mentais, cadernos universitários. As entrevistas com o universitário foram de aproximadamente 1 hora, com três encontros. Houve entrevista com familiares e profissionais. O relatório de campo foi escrito ao longo do desenvolvimento da pesquisa com as impressões da pesquisadora, nos seus aspectos objetivos e subjetivos. Os dados foram categorizados conforme os eixos: a) fatores que interferem na vida acadêmica do universitário; b) desafios e como são enfrentados pelo universitário; c) implicações educacionais possíveis para inclusão. Os resultados encontrados na pesquisa apontam a necessidade de reflexão e discussão sobre o assunto da inclusão no ensino superior, principalmente sobre deficiência intelectual. The results found in the research indicate the need for reflection and discussion on the subject of inclusion in higher education, especially on intellectual disability. |
Abstract: | The theme of this paper is the inclusion of university students with intellectual disabilities, especially people with Down Syndrome in higher education institutions - IES. Inclusion is the fundamental right of anyone at all educational levels. Advances in education and achievement of inclusion rights still create many challenges and demand better understanding of the process, not only in terms of entry, but also the permanence and promotion of learning, especially for people with intellectual disabilities. Through a descriptive, qualitative research with analysis of the narratives of the undergraduate student with Down Syndrome, about the learning and pedagogical strategies lived in their Higher Education Institutions - HEI, the general objective is to examine the academic life characterized by the educational inclusion of the student. with Down Syndrome from the perception of oneself and the environment. The specific objectives are: a) to debate the factors that interfere in the academic life from the student's narrative, b) to identify the challenges and how they are faced by the student through his narrative and the researcher's observation, c) to infer about possible educational implications to comply with the legislation. The triangulation of methods was used for data collection: semi-directed interview with the university, family and professionals when appropriate, field report of the interviewer, self-narrative support objects, such as photos, mental maps, university notebooks. Interviews with the university were approximately 1 hour, with three meetings. There was an interview with family members and professionals. The field report was written throughout the research development with the researcher's impressions, in its objective and subjective aspects. The data were categorized according to the axes: a) factors that interfere in the academic life of the university student; b) challenges and how they are faced by the university student; c) possible educational implications for inclusion. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14469 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
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