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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um diálogo entre a psicologia e a arte: as interferências e contribuições da arte na produção de subjetividade em contexto escolar
Título(s) alternativo(s): A dialogue between and psychology art: the interferences and contributions of art in the production of subjectivity in school context
Autor(es): Maia, Aline da Silva Dias
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Terceiro membro da banca: Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Quarto membro da banca: Pinheiro, Kátia Flôres
Palavras-chave: Arte;Cultura;Produção de subjetividade;Psicologia sócio-histórica;Art;Culture;Production of subjectivity;Socio-historical psychology
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: MAIA, Aline da Silva Dias. Um diálogo entre a Psicologia e a arte: as interferências e contribuições da arte na produção de subjetividade em contexto escolar. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como temática principal a relevância da arte na produção de subjetividade e teve como objetivo investigar possíveis transformações subjetivas em um grupo de estudantes que cursavam o sexto ano em uma escola da rede pública do município de Nova Iguaçu. Na perspectiva teórica apresenta-se a arte como instrumento de mediação simbólica capaz de potencializar a percepção de mundo e ampliar o campo de consciência. A relação da psicologia com a arte foi fundamentada nas proposições e conceitos do psicólogo russo Lev S. Vygotsky, que busca compreender até que ponto a produção artística pode influenciar o indivíduo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, considerando o sujeito como produto sócio-histórico-cultural. O método foi construído a partir da abordagem sócio-histórica que tem raízes no materialismo histórico e dialético a fim de compreender a relação que se estabelece entre sujeito-objeto. A pesquisa teve caráter qualitativo e apropriou-se da técnica de grupos operativos, de Pichon-Rivière, para construção e análise de dados. Foram realizados encontros semanais em que os participantes da pesquisa passaram por experiências de produção artística intercaladas com conversações, discussões e debates. As discussões ganharam desdobramentos para diversas áreas da vida social, destacando-se as temáticas da violência doméstica, depressão, suicídio, drogas, automutilação, conflitos familiares e conflitos na escola. A qualidade da produção artística e o nível de envolvimento dos participantes da pesquisa evidenciaram criações e ressignificações fundamentais na construção subjetiva do grupo. A horizontalidade, o diálogo e o respeito à autonomia dos jovens participantes parecem ter sido os fatores essenciais para que se construísse um víeis emancipatório do sujeito enquanto produtor de sua própria realidade, abrindo caminhos para novas possibilidades a partir da capacidade criativa e reflexiva.
Abstract: The main theme for this work is the relevance of art in the production of subjectivity. The objective is to investigate possible subjective transformations in a group of students who attended a public school in their sixth grade in Nova Iguaçu. In the theoretical perspective, art is presented as an instrument of symbolic mediation capable to potentiate the perception of the world and to enlarge the field of conscience. The relationship between psychology and art was based on the propositions and concepts of the Russian psychologist Lev S. Vygotsky, who seeks to understand the extent to which artistic production can influence the individual in the development of higher psychological functions, considering the subject as a sociohistorical-cultural product. The method was built from the socio-historical approach that has roots in historical and dialectical materialism in order to understand the relation established between subject and object. The research had a qualitative character and appropriated the operative groups technique, from Pichon-Rivière, for data construction and analysis. Weekly meetings were held in which the participants of the research passed through artistic production experiences interleaved with conversations, discussions and debates. The discussions have been unfolding in several areas of social life, highlighting the themes of domestic violence, depression, suicide, drugs, self-mutilation, family conflicts and conflicts in school. The quality of the artistic production and the level of involvement of the research participants showed fundamental creations and resignifications in the subjective construction of the group. Horizontality, dialogue and respect for the autonomy of the young participants seem to have been the essential factors for building an emancipatory view of the subject as a producer of their own reality, opening the way to new possibilities based on creative and reflective capacity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14478
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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