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Tipo do documento: Dissertação
Título: O encontro intersubjetivo e a construção de práticas de cuidado: a perspectiva dos profissionais de um CAPSi da Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): The intersubjective meeting and the construction of care practices: the perspective of professionals from a CAPSi in Baixada Fluminense
Autor(es): Souza, Aline Castro Basilio de
Orientador(a): Silva, Luna Rodrigues Freitas
Primeiro coorientador: Uhr, Deborah
Primeiro membro da banca: Silva, Luna Rodrigues Freitas
Segundo membro da banca: Suprani, Bernardo Bittencourt
Terceiro membro da banca: Miranda, Lilian
Palavras-chave: Práticas de Cuidado;CAPSi;Imprevisibilidade;Encontro Intersubjetivo;Care Practices;CAPSi;Unpredictability;Intersubjective Meeting
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 3-Fev-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SOUZA, Aline Castro Basilio de. O encontro intersubjetivo e a construção de práticas de cuidado: a perspectiva dos profissionais de um CAPSi da Baixada Fluminense. 2021.118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Resumo: Nos últimos anos, discussões sobre o cuidado vem ocupando um lugar essencial no campo do trabalho em saúde. Parte-se da crítica ao paradigma biologicista, que define a doença como principal objeto de intervenção dos profissionais, para a construção de uma perspectiva ampliada de saúde e cuidado. Sendo assim, a assistência, que antes reduzia o encontro entre profissional e usuário à enfermidade, passa a valorizar a escuta das singularidades dos sujeitos e seu contexto social. No campo da saúde mental de crianças e adolescentes isso se presentifica à medida que a atenção dada a este público é fundamentada no cuidado integral preconizado pelas políticas de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (SMCA). O presente trabalho objetivou investigar como são construídas as práticas de cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), localizado na baixada fluminense, a partir da imprevisibilidade do encontro entre os sujeitos envolvidos na prática clínica. O estudo utilizou a metodologia qualitativa, compreendendo pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 profissionais de saúde do serviço e a construção de um diário de campo. Os principais resultados encontrados foram divididos em quatro categorias: a imprevisibilidade do trabalho de campo; a construção das práticas de cuidado no serviço; a perspectiva dos profissionais em relação à equipe e ao enfrentamento das dificuldades; os diferentes sentidos da imprevisibilidade. Observamos nas falas dos profissionais a falta de referências em relação aos princípios da atenção psicossocial e do que deve ser realizado como prática de cuidado no CAPSi. A desorganização do serviço interfere no que os profissionais definem como fatores inesperados no trabalho e, contribui para aumentar a sensação de que o trabalho no CAPSi é, a todo momento, imprevisível e dependente da boa vontade e dos improvisos dos profissionais. Conclui-se que, em grande parte, a imprevisibilidade apresentada aponta para fatores conhecidos, de modo que há a possibilidade de investir em organização e gestão para lidar com as situações inerentes ao trabalho na atenção psicossocial. Além disso, não observamos discussões relatando de que modo o encontro entre os sujeitos interfere na construção das práticas de cuidado, ou seja, a imprevisibilidade não aparece como efeito do encontro intersubjetivo nas práticas clínicas, tal como nos propomos a discutir neste trabalho.
Abstract: In recent years, discussions about care have played an essential role in the field of health work. It starts with the criticism of the biologicist paradigm, which defines the disease as the main object of intervention by professionals, for the construction of an expanded perspective of health and care. Thus, assistance, which previously reduced the encounter between professional and user to illness, starts to value listening to the subjects' singularities and their social context. In the field of mental health of children and adolescents, this becomes evident as the attention given to this public is based on the comprehensive care recommended by the Mental Health of Children and Adolescents (SMCA) policies. The present study aimed to investigate how care practices are built in a Psychosocial Care Center for Children and Adolescents (CAPSi), located in the Baixada Fluminense region, based on the unpredictability of the encounter between the subjects involved in clinical practice. The study used the qualitative methodology, comprising bibliographic research and fieldwork. Semi-structured interviews were conducted with 5 health professionals from the service and the construction of a field diary. The main results found were divided into four categories: the unpredictability of fieldwork; the construction of care practices in the service; the perspective of professionals in relation to the team and facing difficulties; the different directions of unpredictability. We observed in the speeches of the professionals the lack of references in relation to the principles of psychosocial care and what should be done as a care practice in CAPSi. The disorganization of the service interferes with what professionals define as unexpected factors at work and contributes to increase the feeling that work at CAPSi is, at all times, unpredictable and dependent on the goodwill and improvisation of professionals. It is concluded that, in large part, the unpredictability presented points to known factors, so that there is the possibility of investing in organization and management to deal with situations inherent to work in psychosocial care. In addition, we did not observe discussions reporting how the encounter between the subjects interferes in the construction of care practices, that is, unpredictability does not appear as an effect of the intersubjective encounter in clinical practices, as we propose to discuss in this work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14485
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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