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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14948
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dialogando sobre origem da vida e evolução biológica a partir dos obstáculos epistemológicos: uma análise dos processos de ensino aprendizagem no ensino fundamental |
Otros títulos: | Dialoging on the origin of life and biological evolution from the epistemological obstacles: an analysis of the processes of teaching learning in elementary school |
Autor: | Andrade, Edyla Silva de |
Orientador(a): | Fonseca, Lana Claudia de Souza |
Primeiro membro da banca: | Fonseca, Lana Claudia de Souza |
Segundo membro da banca: | Barzano, Marco Antônio Leandro |
Terceiro membro da banca: | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira |
Quarto membro da banca: | Campos, Marília Lopes de |
Palabras clave: | Ensino-Aprendizagem;Evolução;Origem da Vida;Teaching-Learning;Evolution;Origin of Life |
Área(s) do CNPq: | Ensino de Ciências e Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 23-mar-2017 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citación: | ANDRADE, Edyla Silva de. Dialogando sobre origem da vida e evolução biológica a partir dos obstáculos epistemológicos: uma análise dos processos de ensino aprendizagem no ensino fundamental. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
Resumen: | Com a presente pesquisa analisamos uma situação de ensino-aprendizagem, envolvendo professora e alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental, especificamente do 7º ano, sobre os temas Origem da Vida e Evolução Biológica. E assim, possibilitar um processo de reflexão sobre a aprendizagem e a (re)construção de conceitos dos alunos e, também, como professora, uma reflexão sobre a elaboração metodológica das aulas. Dessa forma, os referenciais teóricos e metodológicos desta pesquisa são fundamentados nas ideias de obstáculos e perfis epistemológicos do cientista e filósofo Gaston Bachelard (1978,1996), e na metodologia problematizadora baseada nos temas geradores do educador Paulo Freire (1983, 2015). E, a metodologia de ensino-aprendizagem dialógica adotada na construção do planejamento das aulas e coleta de dados, foi baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov et at (2002).Enquanto a parte empírica deste projeto, foi realizada entre os meses de Fevereiro e Abril de 2016, no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) localizado no bairro de Austin, município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. Para realização da pesquisa, os sujeitos participantes pertenciam a duas turmas do 7º Ano, totalizando 58 alunos, e foram caracterizados a partir de suas respostas do questionário diagnóstico com seus dados de identificação como faixa etária, religião ou culto, cor ou raça, além de interesses e opiniões relacionadas a disciplina ciências e as temáticas Origem da Vida e Evolução. Além do questionário, os dados foram coletados em gravações de áudio, produções das atividades escritas e orais dos alunos e do registro das minhas reflexões em diário de bordo. A partir dos resultados do questionário diagnóstico e descrição da sequência didática, analisamos os dados coletados à luz das teorias dos nossos principais referenciais da fundamentação teórica-metodológica. Concluímos que, durante a sequência didática, os alunos que partiram de seus obstáculos, foram capazes de superá-los ao refletir, criticar, argumentar sobre ideias que não concordavam e assim, puderam se aproximar do “espírito científico”. Todo o processo foi caracterizado pelo movimento descontínuo na aprendizagem, e isto se refletiu nas falas dos alunos que transitavam entre os conhecimentos de senso comum e os conhecimentos escolares, variando sempre de acordo com as atividades propostas. |
Abstract: | With this research, we analyse a teaching-learning situation, involving a teacher and students of the second cycle of the Elementary School, specifically the 7th grade, about Origin of Life and Biological Evolution. And thus, to enable a process of reflection on the students' learning and concept-(re)building, and also, as teacher, a reflection on the methodological elaboration of the lessons. The theorical and methodological references in this research are based on the scientst and philosopher Gaston Bachelard's (1978, 1996) ideas of epistemological breaks and profiles, and on the problematizing methodology based on educator Paulo Freire's (1983, 2015) generator themes. The dialogic teaching-learning methodology used on lesson planning and data gathering was based on the three pedagogical moments of Delizoicov et al (2002). The empirical part of this project took place between February and April 2016, at the CIEP (Centro Integrado de Educação Pública, Integrated Public Education Center) located in Austin, Nova Iguaçu municipality, Rio de Janeiro state. The participating subjects were members of two 7th grade classes, with a total of 58 students, characterized with their identification info like age, religion or creed, color or race, and interests and opinions on the science discipline and the themes “Origin of Life” and “Evolution”, based on their answers to the diagnostic questionnaire. Along with the questionnaire, data was collected in audio, written and oral activities, and records of my reflections in a “teacher's log”. Based on the results of the diagnostic questionnaire and on the description of the didatic sequence, we analyzed collected data in light of or main references' theories on theoretic-methodological foundation. We concluded, during the didatic sequence, that students that started from their obstacles were capable of overcoming them, as they reflected, criticized and commented on ideas with which they didn't agree, and thus, came closer to the “scientific spirit” . All of the process characterized by discontinuous movement in learning, and it was reflected on the students' statements, that varied between common sense and school knowledge, always based on the proposed activities |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14948 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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