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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14976
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Etnomatemática e a educação escolar quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: conexões entre o artesanato local e a prática escolar |
Otros títulos: | Ethnomathematics and quilombola school education on Marambaia island in Mangaratiba-RJ: connections between local crafts and school practice |
Autor: | Oliveira, Cristiano Gomes de |
Orientador(a): | Vianna, Márcio de Albuquerque |
Primeiro membro da banca: | Vianna, Márcio de Albuquerque |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Lana Claudia de Souza |
Terceiro membro da banca: | Benácchio, Rosilda Nascimento |
Palabras clave: | Etnomatemática;Educação Quilombola;Identidade Cultural Local;Decoloniadade;Ethnomathematics;Quilombola Education;Local Cultural Identity;Decoloniality |
Área(s) do CNPq: | Educação Matemática Ciências |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 15-feb-2022 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citación: | OLIVEIRA, Cristiano Gomes de. Etnomatemática e a educação escolar quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: conexões entre o artesanato local e a prática escolar. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Resumen: | A pesquisa “Etnomatemática e a Educação Escolar Quilombola na Ilha da Marambaia em Mangaratiba-RJ: Conexões entre o Artesanato Local e a Prática Escolar”, se constitui numa uma investigação qualitativa e apresenta características etnográficas. A fundamentação teórica é baseada na Etnomatemática, Pedagogia Decolonial e a Pedagogia Libertadora. Os métodos e técnicas de pesquisas utilizados foram: as entrevistas semiestruturadas, a observação participante, o diário de campo e a análise documental. O estudo reflete sobre a relação existente entre a valorização dos conhecimentos populares, produzidos pelos remanescentes quilombolas na Ilha da Marambaia por meio do artesanato local, e os conhecimentos acadêmicos, ensinados pela escola. A pesquisa buscou demonstrar que esses conhecimentos podem dialogar entre si. Os argumentos principais são que a valorização de cada um desses saberes, à sua maneira, e a não hierarquização entre eles, pode favorecer e auxiliar o processo de formação da identidade cultural local. As possibilidades de articulação entre as práticas da cultura local e o conhecimento matemático são imensas, porém, é preciso estar disposto a ouvir as vozes, as histórias, as lutas e os sentimentos do grupo com o qual se trabalha. O problema central desta pesquisa se constitui em como a Etnomatemática pode contribuir nesse processo, abordando a prática do artesanato, produzido pelos moradores locais, e uma proposta de sequência didática que possibilite aos estudantes a também participarem de um processo investigativo. Por fim, as principais variáveis da pesquisa são identidade, cultura, conhecimentos locais e o artesanato. |
Abstract: | The research “Ethnomathematics and Quilombola School Education on Marambaia Island in Mangaratiba-RJ: Qualitative connections between Local Crafts and School Practice”, is an investigation and presents ethnographic characteristics. The theoretical foundation is based on Ethnomathematics, Decolonial Pedagogy and Liberating Pedagogy. The research methods and techniques used were: semi-structured interviews, participant observation, field diary and document analysis. The study reflects on the existence of an appreciation of knowledge, remnants of the remnants of Marambaia through local crafts, and by the school. The sought to demonstrate that this knowledge can dialogue with each other. The main arguments that value each of these types of knowledge, in their own way, and the non-hierarchization between them, can favor and help the process of formation of the local cultural identity. The possibilities of articulation between the practices of the local culture and the mathematical knowledge are immense, however, it is necessary to be willing to listen to the voices, the stories and the feelings of the group with which one works. The central problem of this research is how Ethnomathematics can contribute to this process, approaching the practice of handicrafts, produced by local residents, and a proposal for a didactic sequence that allows students to also participate in an investigative process. Finally, the main variables of local research are identity, culture, knowledge and crafts. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14976 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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