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Tipo do documento: Dissertação
Título: Samba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciais
Autor(es): Andrade, Fabricio Castilho Nunes de
Orientador(a): Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Primeiro membro da banca: Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Segundo membro da banca: Miranda, Clicea Maria Augusto de
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de História;Relações étnico-raciais;Cultura Histórica;Samba-enredo;Memória e identidade;Interculturalidade crítica;Teaching of History;Ethnic-racial relations;Historical culture Samba-plot;Memory and identity;Critic interculturality
Área(s) do CNPq: Educação
História
Idioma: por
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: ANDRADE, Fabricio Castilho Nunes de. Samba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciais. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: Historicamente marginalizada, em decorrência da forma da sua inserção na modernidade atlântica e luso-brasileira, a população negra do Brasil tem ensejado então, desde o fim da experiência da escravidão uma notável busca por inclusão social. A questão educacional tem sido um ponto central dentro da sua estratégia de luta por ascensão, inicialmente a luta focou na busca por acesso a esse tipo de serviço, chegando ao ponto culminante, mais recentemente, da exigência de uma revisão pedagógica que garanta maior espaço e reconhecimento às populações negras como parte integrante e importante da construção da sociedade e cultura brasileiras. Tal luta por inclusão e visibilidade se materializou na elaboração da lei 10639 de 2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Atentos a necessidade colocada pela lei e o papel que a história possui na sociedade, procuramos fazer uma crítica do currículo da educação básica, extremamente marcado por uma visão eurocêntrica, excludente e subalternizadora das identidades negras. A partir disso, utilizando o conceito de cultura histórica em Jorn Rüsen, buscamos no diálogo da história escolar com a música, como instrumento didático, maneiras de fomentarmos e visibilizarmos memórias e manifestações culturais negras que permitissem resgatar, valorizar e fortalecer identidades afrodescendentes. Dessa forma, buscamos caminhar ao encontro de uma interculturalidade crítica, contribuindo para a democratização do espaço escolar e da transformação da própria sociedade, muito mais inclusiva, democrática e valorizadora das diferenças.
Abstract: Historically marginalized, in consequence of the form of its insertion in the Atlantic and Portuguese-Brazilian modernity, the Afro-Brazilian population has been seeking after, since the end of the slavery period/ slave life, a notable pursue of social inclusion. The educacional question has been a crucial point in the strategy to fight for ascension, in the beggining that fight was focused on the pursue of that type of service, achieving the highest point of the exigency of a pedagogic review most recently which can garantee more amplitude and recognition to the Afro-Brazilian population as integral and important part for the construction of the Brazilian culture and society. That fighting for inclusion and visibility eventuated in the law 10639 of 2003 which stablished the obligatoriness of the teachings of African and AfroBrazilian history and culture in Brazilian schools. Being attentive to the necessity created by the law and the role of history in society, we seek to make a critism of the elementary school curriculum which is highly marked by a Eurocentric, excluding and subdue vision of the Afro identity. Therefore, using the John Rüsen’s concept of historic culture, we seek after in the dialog between the school history and music as a didadict instrument a way of fomenting and making Afro memories and manifestations feasible and that it can allow to revive , value and strengh Afro- Brazilian identities. Thus, we are looking for achieving a critic interculturality , contributing to the democratization of the school space and the changing of the society itself into a society that is more inclusive, democratic and valorizing of the differences.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

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