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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15034
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Guia crítico para docentes sobre os impasses do preconceito (racial) religioso em ambiente público e laico de ensino escolar: choques entre neopentecostalismo e a lei 10.639/03 na educação básica do Rio de Janeiro |
Authors: | Santiago, Nelson Lopes |
Orientador(a): | Kaly, Alain Pascal |
Primeiro membro da banca: | Kaly, Alain Pascal |
Segundo membro da banca: | Rocha, Luciana de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Ramos, Carla |
Keywords: | intolerance;racism;identity;ethnicity;neo-pentecostalism;afro-religiosity;intolerância;racismo;etnicidade;neopentecostalismo;afrorreligiosidade |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Nov-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | SANTIAGO, Nelson Lopes. Guia crítico para docentes sobre os impasses do preconceito (racial) religioso em ambiente público e laico de ensino escolar: choques entre neopentecostalismo e a lei 10.639/03 na educação básica do Rio de Janeiro. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Abstract: | Esta dissertação investiga os limites e possibilidades na abordagem das religiões afro- brasileiras na sala de aula, num contexto de disputas ideológicas entre igrejas evangélicas neopentecostais e o movimento negro organizado. A pesquisa parte do episódio Lendas de Exu, caso judiciado que teve como palco a Escola Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, região serrana de Macaé-RJ. A metodologia utilizada é a qualitativa a partir do estudo desse processo judicial – abordado como amostragem significativa das tensões dos evangélicos com as demandas curriculares da lei 10.639/03 –, pretende-se, através do conceito de reprodução de Pierre Bourdieu diagnosticar as recorrências de padrões de preconceito racial por meio da intolerância religiosa, num contexto no qual a politização da identidade negra encontra-se conjunturalmente unidimensionalizada por vieses de etnicização focadas em referências identitárias afrorreligiosas que disputam o currículo escolar como lugar de direito de expressão cultural e política de afrodescendência e de dignidade social. Cumprida essa etapa crítico-diagnóstica, pretende-se organizar tópicos temáticos em forma de glossário que auxiliem o docente da educação básica a lidar com os efeitos curriculares das mudanças trazidas pela lei 10.639/03. A dimensão propositiva dessa pesquisa consiste na construção do guia crítico para apoio pedagógico ao professor do segundo segmento do ensino fundamental que permita abordar as religiões afro-brasileiras na sala de aula. A escolha do guia crítico parte da constatação empírica dos entraves encontrados na escola e a necessidade de material didático que facilite tal abordagem. O próprio corpo da dissertação tornar-se-á o guia crítico, complementado com um glossário de termos recorrentes em episódios de conflitos envolvendo disputas entre os evangélicos e as religiões afro-brasileiras. A hipótese dessa pesquisa é que, o ensino de história, cultura e religiões afro-brasileiras nas escolas tem sido dificultado tanto pelo fundamentalismo cristão em versão neopentecostal quanto pela etnicização essencialista unidimensional da identidade negra no Brasil pelo viés da afrorreligiosidade, que tem dado a tônica da agenda contemporânea das políticas de visibilidade política e institucional do movimento negro, criando cortina de fumaça sobre a própria singularidade e complexidade multidimensional da História do Negro e do Racismo no Brasil, que também compõe o foco crítico dos potenciais efeitos curriculares da lei 10.639/03. Assim, será importante que um guia voltado ao docente do ensino básico público do Rio de Janeiro abarque um estudo das possibilidades da lei 10.639/03 para além do enfoque bidimensional que restringe os seus efeitos práticos em decorrência da tensão “neopentecostalismo” vs. “afro-religiosidade”, pois o que está em questão é um aprendizado histórico e ético-cidadão que vá além de uma coabitação ou silenciamento imposto por força da lei. |
Abstract: | This thesis investigates the limits and possibilities in the approach of Afro-Brazilian religions in classroom, in a context of ideological disputes between neo-pentecostal evangelical churches and the organized black movement. The research starts based on the case Lendas de Exú, a judicial case which took place at Pedro Adami Municipal School, in Córrego do Ouro, in the mountain region of Macaé, Rio de Janeiro. The methodology chosen was the qualitative one, from the study of this judicial process – addressed as a meaningful sampling of the tensions between Christians and the curricular demands of law 10.639/03 –, we intend, through the concept of reproduction by Pierre Bourdieu, to diagnose the recurrences of racial prejudice patterns through religious intolerance, in a context in which the politicization of the black identity is conjuncturally unidimensionalized by biases of ethnicization focused on afro-religious identity references that dispute the school curriculum as a place of right of cultural and political expression of Afrodescendence and social dignity. Once this critical-diagnostic stage has been accomplished, we intend to organize themed topics as a glossary that helps the basic education teacher deal with the curricular effects of the change brought by law 10.639/03. The purpose of this research is the creation of the critical guide for pedagogical support to teachers of the second segment of basic education, which allows the approach of Afro-Brazilian religions in classroom. The choice of the critical guide is based on the empirical finding of the obstacles found in school and the need for didactic material that ease such approach. The body of this research itself will become the critical guide, complemented by a glossary of recurring terms in conflict situations involving disputes between Christians and Afro-Brazilian religions. The hypothesis of this research is that the teaching of history, culture and Afro-Brazilian religions in schools has been hampered both by the Christian fundamentalism in neo- pentecostal version and the one-dimensional essentialist ethnicization of the black identity in Brazil by the bias of afro-religiosity, which has given the tone of the contemporary agenda of policies of political and institutional visibility of the black movement, creating a smokescreen over the singularity and multidimensional complexity of the History of Black people and Racism in Brazil itself, which also composes the critical focus of the potential curricular effects of law 10.639/03. Thus, it will be important that a guide aimed at teachers of public basic education in Rio de Janeiro includes a study of possibilities of law 10.639/03 beyond the two-dimensional approach which limits its practical effects as a result of the tension “neo- pentecostalism” vs. “afro-religiosity”, because what is at issue is a historic and ethnical- citizen learning that goes beyond cohabitation or silencing imposed by the force of law. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15034 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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