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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15036
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | De leitores a autores: a escrita de diários íntimos como ferramenta metodológica na aula de história |
Otros títulos: | From readers to authors: writing intimate diaries as a methodological tool in history classes |
Autor: | Carvalhaes, Thiago da Silva |
Orientador(a): | Oliveira, Maria da Glória de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Nilton Mullet |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Maria da Glória de |
Palabras clave: | Diário íntimo;Ensino de História;Sequência didática;Intimate Journals;History Teaching;Didactic Sequence |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 25-oct-2021 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citación: | CARVALHAES, Thiago da Silva. De leitores a autores: a escrita de diários íntimos como ferramenta metodológica na aula de história. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumen: | O presente trabalho tem como proposta investigar as possibilidades e os limites do uso de diários íntimos na aula de História. Para a realização desta pesquisa, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Partindo de uma atividade de leitura de diários íntimos de jovens que viveram durante a Segunda Guerra Mundial e convidando, posteriormente, os estudantes à escrita diarística, a sequência didática objetivou trazer para a sala de aula da educação básica um debate acerca das narrativas canônicas, da multiplicidade de experiências da História, além de conscientizar os estudantes de seus papéis como produtores da História em seu tempo, assumindo assim um sentido de sensibilização e intervenção. As reflexões aqui presentes são resultado de uma articulação teórica entre escrita de si, diário íntimo e ensino de História, a partir da experiência didática desenvolvida com os estudantes. A pesquisa evidenciou a importância da prática da leitura, da escrita e do trabalho com as subjetividades no ensino de História, considerando sua dimensão ética e estética. |
Abstract: | The present work proposes to investigate the possibilities and limits of the use of intimate journals in the History class. To carry out this research, a didactic sequence has been elaborated and applied to a third-year high school class in a public school in the state of Rio de Janeiro. Starting from a work involving the reading of intimate journals of young people who lived during the World War II and later inviting students to diaristic writing, the didactic sequence aimed to bring to the classroom of Basic Education a debate about canonical narratives, the multiplicity of experiences of History, besides raising students awareness of their roles as producers of History in their time, assuming a sense of awareness and intervention. The reflections presented here are the result of a theoretical articulation between self-writing, intimate journals and History teaching, based on the experience developed with the students. The research showed the significance of the practice of reading and writing and working with subjectivities in History teaching, considering its ethical and aesthetic dimension. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15036 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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