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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15085
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A predominância feminina na gestão e sua capacidade gerencial desenvolvida: o caso de uma instituição privada de ensino superior |
Otros títulos: | The female predominance in management and its managerial capacity developed: the case of a private institution of higher education |
Autor: | Cerqueira, Carla Avellar |
Orientador(a): | Cova, Marcia Cristina Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Villardi, Beatriz Quiroz |
Segundo membro da banca: | Abreu, Júlio César Andrade de |
Palabras clave: | gestão feminina;instituições de ensino superior;capacitação gerencial;female management;higher education institutions;management training |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 22-feb-2019 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citación: | CERQUEIRA, Carla Avellar. A predominância feminina na gestão e sua capacidade gerencial desenvolvida: o caso de uma instituição privada de ensino superior. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019. |
Resumen: | Os estudos que versam sobre o aumento da competitividade e da produtividade nas organizações são recorrentes e têm sido de grande relevância para a escolha dos novos líderes nas organizações. Em se tratando de instituições de ensino superior, visto a grande expansão deste mercado, se fez necessária à adoção de uma nova vantagem competitiva que possa lidar de forma diferenciada nas relações de trabalho e nas relações com todos os seus públicos. A constante busca das mulheres por sua qualificação e capacitação, a dupla jornada vivenciada em sua rotina e a disparidade salarial entre os gêneros, são fatores debatidos e ainda carentes em evidenciar as influências da condução de mulheres nos cargos de gestão proporciona para as organizações e para sociedade. Esta pesquisa aplicada apresentou como objetivo principal explicitar quais interações laborais caracterizam o exercício da gestão feminina em uma instituição de ensino superior privada e propor ações para a capacitação gerencial feminina como uma vantagem competitiva, por meio do uso do modelo de aprendizagem 70:20:10. Para tanto, foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada no estudo de caso realizado no Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO, nesta pesquisa qualitativa a coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais junto a vinte gestoras da IES. Para a análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo categorial, resultando em seis categorias. Os resultados encontrados neste estudo de caso destacam a importância da formação acadêmica para a ascensão profissional destas mulheres na IES, a dificuldade para conciliação entre as jornadas vivenciadas por elas, o apoio familiar como um diferencial para execução de ambos os papéis, o envolvimento das gestoras nos conselhos deliberativos para as tomadas de decisão da instituição, porém com baixa autonomia na execução de suas atividades. Diferente da realidade encontrada nas organizações e na sociedade, as gestoras acreditam não haver distinção salarial no UNIFESO, nem mesmo barreiras para o seu crescimento profissional e acreditam que suas características e competências profissionais, tais como ser multitarefas, competentes, organizadas, comprometidas e acolhedoras, revelaram ser uma vantagem competitiva desta instituição de ensino. |
Abstract: | Studies that focus on increasing competitiveness and productivity in organizations are recurrent and have been of great relevance to the choice of new leaders in organizations. In the case of higher education institutions, given the great expansion of this market, it has become necessary to adopt a new competitive advantage that can deal differently in labor relations and relations with all its publics. The constant search of women for their qualification and training, the double journey experienced in their routine and the wage gap between the genders, are debated factors and still lack in evidencing the influences of the conduction of women in the positions of management provides for the organizations and for society. This applied research had as main objective to explain which labor interactions characterize the exercise of the female management in a private higher education institution and to propose actions for the female managerial qualification as a competitive advantage, through the use of the learning model 70:20:10 . For this, a qualitative methodology was used, based on a case study carried out at the Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), in this qualitative research the data collection was performed through individual interviews with twenty higher education institutions (HEI) managers. For data analysis, the categorical content analysis technique was used, resulting in six categories. The results found in this case study highlight the importance of the academic training for the professional growth of these women in the higher education institutions (HEI), the difficulty to conciliate the work experience, the family support as a differential for the execution of both roles, the involvement of the managers in the deliberative councils for the decision making of the institution, but with low autonomy in the execution of its activities. Different from the reality found in organizations and in society, managers believe there is no salary distinction in UNIFESO, nor even barriers to their professional growth and believe that their professional characteristics and competences, such as being multitasking, competent, organized, committed and welcoming, have proved to be a competitive advantage of this educational institution. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15085 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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