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Tipo do documento: Dissertação
Título: Liderança: um estudo de caso sobre o papel dos gerentes na difícil tarefa de influenciar os recursos humanos de uma organização
Título(s) alternativo(s): Leadership: a case study about the the managers role in the hard task o influencing human resources in an organization
Autor(es): Macedo, João Luiz de
Orientador(a): Boas, Ana Alice Vilas
Palavras-chave: empowerment;metacompetência;cultura organizacional;highly competence;organizational culture
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 24-Jan-2006
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: MACEDO, João Luiz de. Liderança: um estudo de caso sobre o papel dos gerentes na difícil tarefa de influenciar os recursos humanos de uma organização. 2006. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
Resumo: O presente trabalho aborda o assunto mais discutido por pessoas que lidam diariamente com recursos humanos; a liderança. A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. O objetivo que se propõe é investigar como é exercida a liderança nas organizações, identificar os estilos de liderança empregados, verificar se os estilos de liderança são adequados às organizações e analisar as reações dos funcionários diante os estilos de liderança de seus superiores. A metodologia utilizada segue o proposto por Yin (2004), como estudo de caso e Fleury (1996), como investigação e comparação das culturas organizacionais, analisando-se a história das organizações, a socialização de novos membros, o processo de comunicações, e o processo de trabalho. As variáveis propostas para a pesquisa social realizada, procuram averiguar sobre a política de relacionamento humano das instituições, a política de recompensas, o reconhecimento pelos bons serviços prestados, o poder de decisão dos chefes, a satisfação do subordinado na condução das tarefas, a motivação dos subordinados, o grau de confiança mútua e as orientações aos subordinados. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma organização militar das Forças Armadas e em uma empresa da iniciativa privada. Constatou-se que cada organização possui um estilo de liderança, no exercício da liderança as habilidades pessoais são mais importantes que as habilidades técnicas e que os administradores de sucesso constroem relações de confiança com seus subordinados.
Abstract: The present work approaches the most important topic discussed by people who deal daily with human resources: the leadership. Leadership is necessary in all kinds of human organization, either in companies or in each of their departments. It is essential in all administration functions: the manager needs to know the human nature as well how to deal with people, that is, to lead. The purpose is to investigate how leadership is carried out in the organizations, identify the leadership styles used, verify if these styles are adequate for the organizations and analyse employee s reaction according to the leadership styles of their superiors. The methodology follow Yin s(2004) proposal as case study, and Fleury (1996) for investigation and comparison of organizational cultures:, analysing the history of organizations, the socialization of new members, the communication process the work process. The variables proposed for the social research try to find out about the human relationship politics, the reward politics, the recognition for good services, the chief s power of decision, the satisfaction of the subordinate in the accomplishment of tasks, the motivation subordinate, the level of mutual confidence and the orientation the subordinates. For this purpose, a qualitative research was realized in a military organization of the Army Force and in a private company. It was detected that each organization has a leadership style, in the exercise of leadership the personal ability is more important than the technical ones and that the successful managers build confidence relations with their subordinates.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15107
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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