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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15152
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso |
Otros títulos: | Training programs based on e-Learning as a tool in knowledge business management in engineering-buying-building companies: a case study |
Autor: | Ferreira, Antonio Francisco Ritter |
Orientador(a): | Boas, Ana Alice Vilas |
Palabras clave: | gestão do conhecimento;educação corporativa;estratégia de e-Learning;knowledge management;corporate education;e-Learning strategy |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 19-sep-2007 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citación: | FERREIRA, Antonio Francisco Ritter. Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007. |
Resumen: | O objetivo geral nesta dissertação consiste em analisar o modelo de treinamento corporativo aplicado por Computer Based Training (CBT), via Intranet, de uma organização multinacional de origem de capital estrangeiro do ramo de energia não-renovável junto aos funcionários das unidades de negócios do Brasil. Foram analisados dados referentes a um período de doze meses, dezembro de 2005 a novembro de 2006. Entrevistas informais e formais foram aplicadas junto ao principal executivo do Setor de Recursos Humanos e ao especialista pela Área de Treinamento e Desenvolvimento no Brasil. Dados secundários relativos aos treinamentos (executados por CBT - via Intranet) realizados pelos funcionários de todas as áreas da empresa forma coletados. A Plataforma de Administração da Aprendizagem utilizada para treinamento via CBT também foi caracterizada. Os fatores que possam sugerir revisão na metodologia adotada para a transição do modelo atual (CBT via intranet) para um programa de e-learning via Web foram identificados e sugestões foram apresentadas para integração do processo de Educação Corporativa e Gestão Estratégica de RH para a subsidiária brasileira. Outro aspecto levantado na pesquisa indica que as Plataformas de Administração da Aprendizagem precisam estar correlacionadas ao gerenciamento de carreira e a estímulos de promoção profissional. Este estudo oferece, ainda, algumas contribuições para a elaboração de planos de ação quando do desenvolvimento de atividades que envolvam a participação interdepartamental na implementação de Programas de treinamento baseados em e-Learning. Assim, como conclusão do presente estudo evidenciou-se a suposição de que a atuação da Área de Recursos Humanos no monitoramento de Programas de treinamentos autogerenciáveis, inclusive os realizados por e-Learning, ainda é necessária. Contudo, o trabalho mostra que a participação das gerências imediatas é importante para o incremento e manutenção do nível de adesão dos treinandos aos programas desse sistema de aprendizagem. |
Abstract: | This study aims to analyze the corporative training model applied by Computer Based Training (CBT), through Internet, in a multinational organization of foreigner capital at the no-renewable energy sector. The study was carried on with the business employees at the Brazilian Unit. It was analyzed the data related to a twelve-month period, from December 2005 to November 2006. Informal and formal interviews were conducted with the main executive of the Human Resources Division and with the specialist of the Training and Development Division in Brazil. Secondary data related to training (executed by CBT through Internet) carried on by the employees from all divisions of the company were also collected. The Learning Management Platform used for training through CBT was characterized too. The factors that suggest a revision in the methodology used to the transition from the current model (CBT through Internet) to an e-Learning Web Based Program were revised and suggestions were shown to the integration of the process of Corporate Education and HR Strategic Management to the Brazilian branch. Another aspect taking into consideration in the research indicates that the Learning Management Platforms needs to be correlated to career management and to stimulation of professional promotion. This study offers also some contributions to the elaboration of an action plan for developing activities that involves interdivisional efforts on implementation of e-Learning based training programs. As a conclusion of the present study, the assumption that the action of Human Resources Division on the leading of self management training programs, including the ones realized by e-Learning, was evidenced and it is still demanded. However, this study shows that close managers participation is important to increase and maintain the employees adhesion level at this kind of learning system. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15152 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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