Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15187
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise do processo de gestão estratégica e o estudo de caso de pequenas empresas de transporte de carga de Barra Mansa, RJ
Otros títulos: An analysis of the strategical management process and the case study of loading transportation short companies in Barra Mansa, RJ
Autor: Ferreira, José Cláudio de Lima
Orientador(a): Melo, Francisco Paulo de
Palabras clave: pequena empresa;gestão estratégica;desenvolvimento.;small company;strategic management;development
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 25-jul-2007
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: FERREIRA, José Cláudio de Lima. Uma análise do processo de gestão estratégica e o estudo de caso de pequenas empresas de transporte de carga de Barra Mansa, RJ. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Resumen: Este estudo trata da análise de gestão estratégica, com suas ferramentas, compondo, inclusive, um roteiro para a realização do processo. Percebe-se que a gestão estratégica é muito pouco utilizada na prática pelas pequenas empresas de transporte de carga de Barra Mansa-RJ, por diversos fatores inerentes a seu porte e ao pouco conhecimento dos gestores destas empresas dos benefícios gerados pela estratégia empresarial. Empresas de diversos ramos não julgam imprescindível o conhecimento de seu mercado, deixando ao acaso a forma de gerenciamento financeira, administrativa, de pessoas, os valores empresariais e sua cultura geral. Por não existir o planejamento estruturado o controle é, da mesma forma, relegado ao terceiro plano, ou simplesmente não existe. O conhecimento do ambiente organizacional é de fundamental importância para a gestão estratégica. Dessa forma, para as grandes empresas, a visão global é de grande valia, mas, nas pequenas empresas, pelo que pôde ser observado, o que existe é um consenso de que se deve cuidar da empresa e não da concorrência, considerando esta última como inimiga e não como geradores de parcerias que poderiam engrandecer o mercado e a cada pequena empresa. Da mesma maneira, julgam desnecessário o conhecimento do cenário financeiro, político, cambial, social, do meio ambiente, dos clientes internos e externos. Mediante análise estruturada através de pesquisa de campo junto a empresários do setor, desejou-se conhecer o verdadeiro perfil do pequeno empresário do ramo de transporte de carga, suas dificuldades, e sugerir ferramentas fundamentais e básicas para adequar a gestão estratégica, em seu início, a este perfil de empresário.
Abstract: This paper shows the analysis of the strategic management and its instruments, also consisting of a guide to the process execution. It can be noticed that the strategic management is not used at all in the short companies of loading transportation in Barra Mansa-RJ, for several reasons belonging to its size and to the not vast amount of knowledge by the managers of such companies about the benefits from the business enterprising strategy. Different kinds of companies do not regard the learning of their place as necessary, abandoning to their fate the way of financial and people management, the business values and their general culture. Because of the not being structural planning, the control is relegated to the third place or it does not exist at all. The learning of the company organism environment is really important to the strategical management. Thus, to the big companies, the global vision is of great worth but is a consensus that it is necessary to take care of the firm and not of the competition, thinking about this last one as an enemy instead of being a partner in a growing process to each small company. In the same way, they think it is useless the learning of the financial, political, cambial and social view of the environment, of the internal and external customers. According to an analysis based in a research with businessmen of that specific field, it was expected to know the real face of the small businessman of the loading transportation area, as well as his difficulties and to suggest essential and basic instruments to fit the strategical management, in its beginning, to this kind of businessman.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15187
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2007 - José Cláudio de Lima Ferreira.pdf2.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.