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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão de processos - uma proposta de implementação de melhorias em uma instituição federal de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Process management - a proposal to implement improvements in a federal institution of higher education
Autor(es): Costa, Elisangela Guimarães da
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbará de
Primeiro membro da banca: Gomes, Carlos Francisco Simões
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Terceiro membro da banca: Reis, Paulor Ricardo
Quarto membro da banca: Benac, Marcos Azevedo
Palavras-chave: Gestão por Processos;Melhoria de Processos;Qualidade;Racionalização de Processos;Modelo de Gestão de Processos;Process Management;Processes improvement;Quality;Process Rationalization;Process Management Model
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 22-Fev-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: COSTA, Elisangela Guimarães da. Gestão de processos - uma proposta de implementação de melhorias em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2017.
Resumo: Para o desenvolvimento organizacional é primordial que as organizações realizem o aperfeiçoamento de seus processos internos. Esses permeiam inúmeras áreas e compõem o tripé fundamental para atuação de qualquer instituição, somado a pessoas e tecnologia. Nesse aspecto, a gestão por processos permite as organizações reestruturarem seus sistemas de trabalho com o objetivo de alcançar uma melhoria em seus resultados, fazendo uso dos recursos organizacionais de modo eficiente e propiciando a maximização do valor entregue ao cliente. O presente estudo tem como objetivo geral propor melhorias nos processos administrativos da diretoria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade pública federal a partir do Mapeamento e Gestão por Processos. A investigação desenvolvida e apresentada baseou-se no recurso de pesquisa de natureza qualitativa, reconhecido como estudo de caso. A investigação foi feita mediante entrevistas individuais, bem como consultas à documentos institucionais. Os dados, oriundos das entrevistas foram tratados qualitativamente, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa possibilitaram fazer o alinhamento dos processos à rotina administrativa do instituto, obtido por meio do levantamento e redesenho dos processos e pelo desenvolvimento e implantação de um modelo de gestão de processos focado na simplificação e racionalização dos mesmos. A realização da pesquisa trouxe à direção do ICSA mais celeridade, reduzindo o tempo necessário para execução de um processo administrativo, organização e padronização aos processos e procedimentos da rotina diária e mensal, acabou com a prática de retrabalho, e trouxe capacitação aos servidores administrativos.
Abstract: For organizational development it is fundamental that organizations realize the improvement of their internal processes. These permeate countless areas and make up the main tripod for the performance of any institution, added to people and technology. In this regard, process management allows organizations to restructure their work systems with the objective of achieving an improvement in their results, making use of the organizational resources in an efficient way and propitiating the maximization of the value delivered to the client. The present study has as general objective to propose improvements in the administrative processes of the direction of the Institute of Applied Social Sciences of a federal and public university from the Mapping and Management by Processes. The investigation developed and presented was based on the research of a qualitative nature, recognized as a case study. The research was conducted through individual interviews as well as consultations with institutional documents. The data, from the interviews were treated qualitatively, using a technique of content analysis. The results of this research allowed the alignment of the processes in the institute's administrative routine, obtained through the survey and redesign of the processes and by the development and implementation of process management model focused on the simplification and rationalization of them. The realization of the research brought more celerity to the institute's direction, reducing the time necessary to execute an administrative process; it also provided more organization and standardization for the processes and procedures of the daily and monthly routine; finished with the practice of rework and provided training to the administrative servers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15192
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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