Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15214
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Competitividade portuária - identificação dos fatores relevantes na percepção dos usuários dos portos |
Título(s) alternativo(s): | Port competitivity - identifying the most relevant factors according to the users' perception of ports |
Autor(es): | Manhães, João Victor da Paschoa |
Orientador(a): | Souza Neto, Silvestre Prado de |
Primeiro membro da banca: | Souza Neto, Silvestre Prado de |
Segundo membro da banca: | Zotes, Luiz Perez |
Terceiro membro da banca: | Souza, Marcos Aguiar de |
Palavras-chave: | Contêinerização;Competitividade Portuária;Análise Fatorial;Containerization;Port Competitivity;Factorial Analysis |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Data do documento: | 15-Abr-2011 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citação: | MANHÃES, João Victor da Paschoa. Competitividade portuária - identificação dos fatores relevantes na percepção dos usuários dos portos. 2011. 73 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011. |
Resumo: | O transporte marítimo é o principal modal utilizado no comércio exterior brasileiro, responsável, em 2008, por 93,76% da movimentação do comércio internacional do Brasil, o que evidencia a importância do setor, tanto para as exportações quanto para as importações nacionais. O processo de conteinerização de carga vem crescendo ao longo dos anos. No ano de 2010, aproximadamente, 75% das cargas movimentadas no mundo foram armazenadas em contêineres. O objetivo principal do estudo foi identificação dos fatores mais relevantes para a competitividade portuária, segundo a percepção dos usuários de portos da região Sudeste brasileira, através de uma pesquisa de caráter predominantemente quantitativo de cunho descritivo e exploratório. Foi utilizada a Análise Fatorial (AF) como ferramenta estatística para análise dos dados. A análise fatorial final foi realizada com 31 variáveis e identificou-se oito fatores que, juntos, explicam 75% da variância das 31 variáveis do estudo. Os fatores identificados e o percentual de variância explicada foram: Fator 1: Infraestrutura de apoio (15,90%); Fator 2: Eficiência Aduaneira (11,97%); Fator 3: Participação do Poder Público (10,04%); Fator 4: Especialização em Contêiner (9,23%); Fator 5: Imagem do Porto (7,68%); Fator 6: Rapidez e Segurança na Operação (7,28%); Fator 7: Flexibilidade na Fiscalização (6,67%); e Fator 8: Acesso terrestre (6,21%). |
Abstract: | The sea transport is the main modal used in brazilian's international commerce, responsible for 93,76%, in 2008, of the whole internacional freight in Brazil, which highlights the importance of the sector for either national exports or imports. The containerization of the load has been quickly growing throughout the years. In 2010, 75% of all loads transported in the world were keep in containers. The main goal of this study was to indentify the most relevant factors that lead to a more competitive port according to the users of the ports of brazilian South-east region. A mainly quantitative assessment reaching descriptive and exploratory subjects has been executed. The Factorial Analysis was chosen as the statistic tool to analyze data. That analysis was driven by 31 variables and identified 8 factors that together explani 75% of the variance found among the 31 studied variables. The identified factors and the percentage of variance were explainde by: Factor 1: Support Infrastructure (15,90%); Factor 2: Customs efficiency (11,97%); Factor 3: Public Power Endorsement (10,04%); Factor 4: Container specialization (9,23%); Factor 5: Port Image (7,68%); factor 6: Speed and security in the operation (7,28%); Factor 7: Audit flexibility (6,67%); Factor 8: Land Acess (6,21%). |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15214 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011 - João Victor da Paschoa Manhães.pdf | Documento principal | 1.25 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.