Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras
Autor(es): Martins, Cristiane Venâncio de Oliveira
Orientador(a): Nogueira, Antonio Carlos
Palavras-chave: comunicação empresarial;responsabilidade social;Petrobras 50 anos;corporate communication;social responsibility;Petrobras 50 years
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 18-Fev-2005
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: MARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.
Resumo: A Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido.
Abstract: Corporate Communication has helped enhance the image of numberless companies in the last years. By means of some specific practices organizations have achieved favorable results. At the same time when corporate communication has evolved in Brazil, a new managerial philosophy has been gathering new adepts worldwide: corporate social responsibility. There is a consensus that this is the moment of restoring essences, being guided by common sense, and exercising ethics along customers, suppliers, shareholders, and the community. Therefore, actions that encourage dialogue, transparence and contribution for a better society have been gaining room. This work has the objectives of making a brief analysis about the evolution in two areas Corporate Communication and Social Responsibility in Brazil, and about the contribution of both for the development of organizations. At a second moment, the study is aimed at pointing out how healthy the joining of two concepts can be. Finally, this study has analyzed what was considered as a successful case concerning corporate communication: the strategy used by Petrobras at the episode of its 50 years (October of 2003 through October of 2004). One campaign based upon the company s positive results, specially social work, with the slogan What do want to dream now? . The result was a clear display of the effectiveness of corporate communication allied to social responsibility. A model to be followed.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdfDocumento principal369.32 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.