Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15239
Tipo do documento: Dissertação
Título: Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como modelo de planejamento estratégico de instituição de ensino na visão da comunidade acadêmica - estudo de caso
Otros títulos: Institucional Development Plan - PDI as an model of strategic planning of institution of education from the vision of the academic community - case
Autor: Denadai, Osvaldir Geraldo
Orientador(a): Alyrio, Rovigati Danilo
Palabras clave: planejamento estratégico;Plano de Desenvolvimento Institucional;sistema educacional;strategic planning;plan of institution development;Educational system
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 12-feb-2009
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: DENADAI, Osvaldir Geraldo. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI como modelo de planejamento estratégico de instituição de ensino na visão da comunidade acadêmica - estudo de caso. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009.
Resumen: Esta dissertação tem como objetivo geral investigar informações teóricas e práticas sobre planejamento estratégico aplicado a uma instituição particular de ensino superior, o Centro Universitário Geraldo Di Biase UGB. Destacam-se alguns objetivos específicos, tal como: diagnosticar, através de sondagem ambiental, o ambiente interno e externo da instituição selecionada. Neste trabalho são articulados pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Caracterizando a pesquisa de campo, foram aplicadas entrevistas aos dirigentes e questionários aos docentes, discentes e funcionários da comunidade acadêmica da própria Instituição, por tratar-se de um estudo de caso. O tamanho da amostra totalizam 1.152 observações, como seguem: 06 dirigentes, 116 professores, 983 alunos e 47 funcionários administrativos. Os resultados da pesquisa de avaliação do PDI mostram que é necessária uma participação mais efetiva da comunidade acadêmica no processo integral de planejamento estratégico da Instituição.
Abstract: The main purpose of this dissertation is to investigate theoretical and practical information about strategic planning applied to a private higher education institution, namely Centro Educacional Geraldo Di Biase UGB. Some specific goals also deserve to be highlighted: across of environment sound, to diagnose the internal and external environments of the selected institution. Literary review will be complemented by field research in this paper. Interviews have been applied to management staff, as well as questionnaires to teachers, students and college community employees in the very institution, characterizing the field research, which is a case study. The size of the sample obtained adds up to 1,152 observations, as follow: 06 managers, 116 professors, 983 students and 47 administrative employees. Research results on PDI evaluation show that a more effective participation of the academic community is needed in the whole process of institutional strategic planning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15239
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2009 - Osvaldir Geraldo Denadai.pdfDocumento principal494.57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.