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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do estresse ocupacional dos professores de ensino básico, técnico e tecnológico do Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação do Amazonas: Manaus, AM
Otros títulos: Occupational stress assessment in basic, technical and technological teachers of Campus Manaus Centro of the Federal Institute of Amazonas: Manaus, AM
Autor: Nascimento, Alice Carvalho do
Orientador(a): Lourenço Júnior, Paulo Domingues
Primeiro membro da banca: Domingues Júnior, Paulo Lourenço
Segundo membro da banca: Drumond e Castro, Maria Cristina
Terceiro membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Palabras clave: Estresse ocupacional;Estresse docente;Fatores psicossociais;Occupational stress;Faculty stress;Psychosocial factors
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 26-jun-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: NASCIMENTO, Alice Carvalho do. Avaliação do estresse ocupacional dos professores de ensino básico, técnico e tecnológico do Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação do Amazonas: Manaus, AM. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumen: O mundo do trabalho vem sofrendo mudanças e a cada dia as demandas são maiores, exigindo dos trabalhadores maior eficiência e produtividade. O estresse ocupacional ocorre quando as demandas do trabalho excedem as capacidades de enfrentamento do trabalhador, levando ao adoecimento. As profissões que trabalham em contato direto com outras pessoas têm um risco maior de acometimento pelo estresse ocupacional, por exemplo, os profissionais de saúde, segurança pública e professores. Durante as consultas médicas realizadas no Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação do Amazonas observou-se que os servidores atendidos apresentavam queixas que poderiam estar relacionadas ao estresse ocupacional. Um levantamento junto ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, identificou que os docentes são os servidores que mais se afastam do trabalho por cargo, e a principal causa deste afastamento são as doenças psiquiátricas. Assim, buscou-se identificar os fatores psicossociais relacionados ao estresse ocupacional nos professores de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Amazonas do Campus Manaus Centro para a confecção de um relatório técnico conclusivo, com o objetivo de fornecer dados que possibilitem aos gestores ações que reduzam o risco de adoecimento por estresse ocupacional. A metodologia utilizada foi quali-quantitaiva, que utilizou um questionário sociodemográfico e outro com questões específicas sobre estresse ocupacional já validado no Brasil, chamado Health Safety Executive – Management Standard-Indicator Tool (HSE-MS-IT), além da formação de um grupo focal. O questionário dos fatores psicossociais relacionados ao estresse ocupacional contém 35 assertivas, avaliadas pela escala de Likert em cinco níveis e que possui sete dimensões (demandas, controle, apoio da chefia, apoio dos colegas, relacionamentos, cargo e comunicação e mudanças) e o material obtido com o grupo focal foi submetido à análise de conteúdo. Foram enviados 219 questionários através do e-mail institucional e/ou WhatsApp®, obteve-se retorno de 143 respostas, que corresponde a 65% da população estudada. Os resultados da análise quantitativa mostraram que em ordem decrescente, os fatores psicossociais que mais causam estresse nos professores são: apoio da chefia, demandas, controle, apoio dos colegas, comunicação e mudanças, relacionamento e cargo. As informações obtidas com o grupo focal possibilitaram conhecer melhor a realidade dos professores. Os principais fatores associados ao estresse ocupacional foram: dificuldade com organização dos horários de reuniões, treinamento insuficiente para lidar com alunos portadores de necessidades especiais, falta de estrutura física e materiais adequados em sala de aula, além de desigualdades na distribuição de tarefas. O relatório técnico conclusivo busca fornecer à instituição um diagnóstico da problemática do estresse ocupacional entre os docentes e sugere ações que podem ser implementadas para a redução do estresse nesta população.
Abstract: The world of work is changing, and the demands are increasing every day, requiring workers to be more efficient and productive. Occupational stress occurs when work demands exceed the worker's ability to cope and lead to illness. Occupations that work in direct contact with other people have a higher risk of being affected by occupational stress, such as health care professionals, public safety, and teachers. During medical consultations at the Manaus Centro Campus of the Federal Institute of Education of Amazonas, it was found that the servers present had complaints that could be associated with occupational stress. A survey conducted by the Integrated Subsystem of Health Care for Public Service Employees showed that professors were the staff members most absent from work, and the main cause of these absences was psychiatric disorders. Therefore, we wanted to identify the psychosocial factors associated with occupational stress among basic, technical, and technological education faculty at the Federal Amazon Institute at the Manaus Centro Campus, in order to produce a meaningful technical report that would allow managers to take measures to reduce the risk of illnesses due to occupational stress. Therefore, a mixed methodology was used, consisting of a sociodemographic questionnaire and another questionnaire with specific questions on occupational stress already validated in Brazil, the Health Safety Executive – Management Standard Indicator Tool (HSE-MS-IT), and the formation of a focus group. The questionnaire on psychosocial factors related to occupational stress contains 35 statements rated on a five-point Likert scale with seven dimensions (demands, control, support from superiors, support from colleagues, relationships, position and communication, and changes). A total of 219 questionnaires were sent via e-mail and/or WhatsApp®, of which 143 were answered, representing 65% of the studied population. The results of the quantitative analysis showed that the psychosocial factors that cause the most stress among teachers, in descending order, are: Supervisor support, demands, control, peer support, communication and changes, relationship, and position. The information obtained from the focus group made it possible to better understand the reality of teachers. For example, the main factors associated with professional stress in the focus group were: difficulties in organizing meeting times, insufficient training to deal with students with special needs, lack of physical structure and adequate materials in the classroom, and unequal distribution of tasks. With the final technical report, we aim to promote the adoption of measures to reduce occupational stress among teachers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15288
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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