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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação financeira para mercado de capitais: a utilização dos jogos de empresas para aprendizagem sobre o mercado de ações
Título(s) alternativo(s): Financial education and the securities market: the use of business games-based learning related to the stock market
Autor(es): Melo, Nilce Helena da Silva
Orientador(a): Oliveira, Murilo Alvarenga
Primeiro membro da banca: Oliveira, Murilo Alvarenga de
Segundo membro da banca: Olivares, Gustavo Lopes
Terceiro membro da banca: Sauaia, Antônio Carlos Aidar
Quarto membro da banca: Motta, Gustavo da Silva
Quinto membro da banca: Lacerda, Pítias Teodoro
Palavras-chave: Mercado de capitais;Aprendizagem Vivencial;Jogos de Empresas;Securities;Experiential Learning;Business Games
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 9-Jun-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: MELO, Nilce Helena da Silva. Educação financeira para mercado de capitais: a utilização dos jogos de empresas para aprendizagem sobre o mercado de ações. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
Resumo: O esforço de instituições públicas e privadas no Brasil para fortalecer o mercado de capitais tem incentivado a educação financeira nos currículos dos cursos de graduação. Entretanto, predomina-se nas disciplinas a exposição teórica, quando a complexidade do mercado de capitais exige recursos didáticos que se aproximam da prática. Em se tratando de educação gerencial, os Jogos de Empresas vêm sendo utilizados como técnica de aprendizagem para melhorar os processos educacionais na área de Administração, criando condições para superar as dificuldades enfrentadas por docentes ao ensinar assuntos complexos. Neste cenário, este estudo se concentrou em analisar a assimilação do domínio cognitivo dos participantes durante a realização de um Programa Educacional sobre mercado de capitais, utilizando um jogo de empresas voltado para o mercado de ações. O programa desenvolvido foi aplicado de maneira distinta quanto ao momento e intensidade do uso do jogo de empresas em duas turmas de graduação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, o trabalho fez uso, como artefato para o jogo, do simulador de ações disponibilizado pela BM&FBOVESPA. A pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi conduzida por meio do procedimento técnico denominado quase-experimento, no qual são comparadas as variações das médias das notas dos testes aplicados durante a realização do programa por meio do teste estatístico não paramétrico U de Mann Whitney. A comparação dos resultados apontou para diferenças estatisticamente significativas na assimilação do domínio cognitivo entre os grupos participantes. Essas diferenças evidenciaram que a forma como o Programa Educacional com Jogos de Empresas voltado para o mercado de ações foi aplicado influenciou a assimilação do domínio cognitivo dos alunos participantes da pesquisa e que coordenadores e docentes responsáveis pela disciplina de mercado de capitais podem oferecer formação mais eficiente se adicionarem os Jogos de Empresas para a prática de conceitos e teorias.
Abstract: The effort of governmental and private entities to improve the stock market has stimulated financial education on undergraduate curriculum. In the subjects, however, there is prevalence of theoretical exposition when, in fact, the stock market complexity demands didactic resources that approach the practice. In terms of management education, Business Games have been used as learning technique so as to improve the educational processes in Business Administration field, hence creating conditions to overcome the difficulties faced by teachers while teaching complex subjects. The study focused on analyzing the cognitive domain acquired by the participants of an educational program on securities market, where a business game for stock market purposes was applied. The developed program was applied in different ways in terms of timing and intensity for two undergraduate classes at a given government owned university in the State of Rio de Janeiro. As a tool to the business game it was applied the BM&FBOVESPA stock simulator application. The descriptive research with a quantitative approach has made use of a technical procedure defined quasi-experiment, in which there is a comparison of the score average variation for tests applied during the application program by means of a nonparametric statistical test, U de Mann Whitney. The comparison of results has lead to quite significant statistical differences related to the cognitive domain acquisition among students participating in the research indicating that coordinators and teachers responsible for capital market subject can provide more efficient training in case they add the use of Business Games to the practicing of concepts and theories.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15315
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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