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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15326
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estratégia e logística de distribuição: um estudo de caso do segmento industrial de fertilizantes nitrogenados brasileiro |
Autor(es): | Pereira, Alessandra Andrade |
Orientador(a): | Oliveira, Murilo Alvarenga |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Murilo Alvarenga |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Marcelo Sales |
Terceiro membro da banca: | Leal, Ilton Curty |
Palavras-chave: | Estratégia;Logística de Distribuição;Custo de Transporte;Strategy;Distribution;Transport Cost |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Data do documento: | 24-Jul-2014 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citação: | PEREIRA, Alessandra Andrade. Estratégia e logística de distribuição: um estudo de caso do segmento industrial de fertilizantes nitrogenados brasileiro. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014. |
Resumo: | O alinhamento entre os níveis estratégico, tático e operacional tem importância na construção de vantagens competitivas. No planejamento de rede logística uma das principais decisões estratégicas é a inserção de novas instalações na rede logística, que desdobrada para o nível tático, reflete na decisão de definir a alocação da demanda, alinhando a estrutura pré-existente às novas realidades do negócio. Essa realocação da demanda influencia a logística de distribuição e acarreta mudanças em suas atividades ao minimizar os custos de transporte. O presente trabalho utilizou o estudo de caso do segmento industrial brasileiro de fertilizantes nitrogenados que, com o intuito de reduzir a dependência externa, está sendo modificado pelas novas instalações produtoras de fertilizantes nitrogenados, as Unidades de Fertilizantes Nitrogenados (UFN’s) inseridas na rede logística da empresa XPTO. O estudo foi delimitado para o fertilizante nitrogenado uréia, responsável por 60% da matriz de nitrogenados consumidos no país. Para analisar a realocação da demanda por uréia devido à inserção das novas UFN’s foi utilizado o Problema Clássico de Transporte (PCT), que tem como objetivo determinar as quantidades de produtos a serem transportadas a partir de um conjunto de fornecedores para um conjunto de consumidores, de forma que o custo total de transporte seja minimizado, portanto otimizando o processo de distribuição do fertilizante nitrogenado uréia. Embora o custo de transporte por si só teoricamente é inconclusivo sendo necessário considerar os custos totais (armazenagem e custo do produto, por exemplo) ele é o custo logístico mais representativo, respondendo por 60% deste valor. Por se tratar de uma commodity a uréia não apresenta diferenciação e possui baixo valor agregado, fator que eleva a participação do custo de transporte na formação do seu preço, além de a demanda e oferta estar separadas por longas distâncias, devido às novas fronteiras agrícolas brasileira. Foram realizados levantamentos para determinação dos dados a fim de subsidiarem a construção do PCT, etapa crucial na busca da solução ótima do problema. Após levantamento dos dados relativos ao estudo de caso, foram identificados os custos de transporte, a demanda por uréia e os destinos onde se localizam as misturadoras de fertilizantes, as origens da oferta de uréia e a capacidade de fornecimento destas. Com o intuito de considerar as mudanças na rede logística da XPTO com relação à alocação da demanda por uréia, foram realizadas simulações de cenários com as inserções das UFN’s. A aplicação do PCT aos cenários foi realizada através do software AMPL e do solucionador CPLEX com o objetivo de modelar e resolver o problema de otimização resultando na alteração da alocação da demanda à medida que se inseriu uma UFN na rede logística da XPTO em função da minimização do custo de transporte. Os resultados apresentados mostram que a inclusão da UFN-III na rede logística da XPTO, é responsável pela redução do custo total de transporte mais significativa entre os cenários simulados, confirmando que o planejamento de redes logísticas e o alinhamento entre |
Abstract: | The alignment among strategic, tactical and operational levels is important in competitive advantage. In Logistics Network Planning the main strategic decisions is the insertion of new facilities in the logistics network, which unfolded to the tactical level, reflects in the decision to allocation of demand, aligning the pre-existing to the new realities of the business structure. This reallocation of demand influences the distribution logistics and entails changes in this activity to minimize transportation costs. This study used the case study of Brazilian fertilizer sector that is been changing due the insertion of new plats called Units Nitrogen Fertilizers (UFN's) in the logistic network from XPTO. The study was limited to urea which is responsible for 60% from nitrogen market in the Brazil. In order to analyze the allocation of demand due the new UFN was used the Classic Transport Problem, minimizing the cost of transportation, therefore optimizing the distribution process of nitrogen fertilizer urea. Transportation Cost is the most important logistic cost and this cost is very representative for urea. After collection of data relative to the case study, were identified transportation costs, demand for urea and destinations, supply capacity and sources of supply. In order to consider changes in logistics network from XPTO regarding the allocation of demand for urea, scenarios simulations with the UFN's insertions were performed. The Classical Transport Problem was applied in the scenarios through software AMPL and the solver CPLEX aiming to solve the optimization problem and changing the allocation of demand as UFN’s were inserted as of minimizing transport cost. The results presented that the inclusion of the UFN-III in XPTO logistics network was responsible for the most significant transport cost reduction among the simulated scenarios, confirming that Logistics Network Planning and the alignment between the strategic and tactical levels are the capable instruments to contribute with the optimization of product distribution urea. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15326 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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