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Tipo do documento: Dissertação
Título: Representação Social da Responsabilidade Social Corporativa e Atitudes em Relação às Empresas: Um Estudo Brasil - Argentina
Título(s) alternativo(s): The Social Representation of Corporate Social Responsibility and Attitudes Towards Business: A Study Brazil - Argentina
Autor(es): Souza, Luiz Alexandre Valadão de
Orientador(a): Souza, Marcos Aguiar de
Primeiro membro da banca: Neves, Antônio Maurício Castanheira das
Segundo membro da banca: Naiff, Denis Giovani Monteiro
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa;atitudes em relação às empresas;comportamento dos consumidores;Corporate Social Responsibility;attitudes towards business;consumer behavior
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 16-Jun-2010
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: Souza, Luiz Alexandre Valadão de. Representação Social da Responsabilidade Social Corporativa e Atitudes em Relação às Empresas: Um Estudo Brasil - Argentina. 2010. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é atualmente um dos temas mais abordados nas Ciências Administrativas e na mídia mundial. Um dos debates principais, neste sentido é a contextualização se a RSC é um custo ou um investimento, e como é identificada pelos consumidores. Neste estudo é utilizada a Teoria das Representações Sociais (RS), com o intuito de identificar como os consumidores entendem o conceito de RSC e como as atitudes em relação às empresas influenciam o seu comportamento nas decisões de consumo. Para tanto, foi validada uma Escala de Atitudes em relação às empresa, e aplicado, juntamente com um questionário, no Brasil e na Argentina, buscando desta forma avaliar o comportamento de consumo ético nos dois países. Como resultado, são apresentadas as aproximações e distanciamentos, da RS da RSC em ambos os países, de forma a ampliar o conhecimento sobre o tema, e ser útil na elaboração e comunicação de programas de RSC.
Abstract: The Corporate Social Responsibility (CSR) is currently one of the themes addressed in Administrative Sciences and in the world media. One of the main debates in this sense is the context that if CSR is a cost or an investment, and how CSR is identified by consumers. In this study, the Theory of Social Representations (SR) is used to aiming to identify how consumers understand the concept of CSR and how attitudes towards business influence its behavior in consumer decisions. To that end, we validated an Attitude Scale in relation to the company, and applied, together with a questionnaire in Brazil and Argentina, seeking thereby to evaluate the behavior of ethical consumption in both countries. As a result, we present the similarities and differences, of SR of CSR in both countries in order to expand knowledge on the subject, and be useful in the formulation and communication of CSR programs.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15332
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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