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Tipo do documento: Dissertação
Título: racionalização do processo licitatório em uma unidade federal de saúde por meio do desenvolvimento e implantação de um sistema de informação
Título(s) alternativo(s): Rationalization of the bidding process in a federal health unit through the development and implementation of an information system
Autor(es): Martins, Vinicius de Lima e Silva
Orientador(a): Olivares, Gustavo Lopes
Primeiro membro da banca: Olivares, Gustavo Lopes
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará
Terceiro membro da banca: Reis, Augusto da Cunha
Palavras-chave: Processo;Gestão Pública;Sistema de Informação;Process;Public Administration;Information System
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 29-Abr-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: MARTINS, Vinicius de Lima e Silva. racionalização do processo licitatório em uma unidade federal de saúde por meio do desenvolvimento e implantação de um sistema de informação. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Resumo: Este trabalho abordou a problemática do processo de abastecimento de materiais e medicamentos em um Hospital Federal do Rio de Janeiro, indicando como um dos principais motivos a ineficiência das licitações procedidas por essa Unidade. O objetivo do estudo foi mapear o fluxo de informação gerado pelas licitações e demonstrar os possíveis fatores que corroboram para o cenário de morosidade dos processos licitatórios. O mapeamento seguiu a metodologia Business Process Modeling Notation (BPMN), com a utilização de roteiros descrevendo as ações procedidas em cada etapa do processo. Ao mapear a fase interna, foi identificado que o maior gargalo era na etapa da pesquisa de mercado e consolidação do termo de referência, sendo apresentado como solução um Sistema de Informação customizado. No decorrer do trabalho, foi observada a necessidade de adequação do organograma da administração e sugerida a instituição de um setor que fizesse a interface entre os setores administrativos e assistenciais, visando dirimir as dificuldades sobre o entendimento das nomenclaturas dos insumos informadas pela equipe assistencial usuária e as especificações identificadas na pesquisa de mercado. Ao mensurar os resultados do estudo, verificou-se uma redução significativa do tempo de execução da fase interna com a utilização do Sistema de Informação proposto, mais expressivamente na etapa da pesquisa de preço. Outro resultado relevante observado na pesquisa foi a diminuição da quantidade de tramitações processuais, demonstrando uma maior padronização do fluxo e consequente delimitação de competências dos setores e agentes envolvidos. Assim, constatou-se uma evolução na eficiência e efetividade dos processos licitatórios, indicando que a adequada execução da fase interna propicia um maior aproveitamento do resultado do procedimento licitatório, impactando na melhoria do processo de abastecimento hospitalar. Este trabalho também vislumbrou a possibilidade da aplicabilidade de ferramentas da tecnologia da informação e da comunicação, sugerindo em trabalhos futuros o desenvolvimento de um software customizado, objetivando a virtualização do planejamento do processo licitatório, na busca de maior transparência, celeridade e racionalização da logística pública.
Abstract: This study addressed the issue of materials and drug supply process in a Federal Hospital of Rio de Janeiro, indicating one of the main reasons for the inefficiency of the bidding proceeded by this unit. The aim of the study was to map the flow of information generated by the bidding and demonstrate the possible factors that corroborate the scene of lengthy bidding processes. The mapping followed the Business Process Modeling methodology Notation (BPMN), with the use of scripts describing proceeded actions at each stage of the process. By mapping the internal phase, it was identified that the biggest bottleneck was in the market research stage and consolidate the terms of reference, being presented as a customized solution Information System. During the work, there was the need to adapt the organizational structure of the administration and suggested the establishment of a sector that makes the interface between administrative and welfare sectors, aiming to resolve the difficulties on the understanding of the nomenclatures of inputs informed by the supporting user team and the specifications identified in market research. In measuring the results of the study, there was a significant reduction in the internal phase runtime using the proposed information system, the more significantly the price search step. Another important result observed in the study was the reduction of the number of procedural steps, demonstrating a greater standardization of flow and consequent delimitation of competences of the sectors and stakeholders. Thus, there was an increase in the efficiency and effectiveness of the bidding process, indicating that the proper implementation of the internal phase allows more efficient use of the outcome of the bidding process, impacting the improvement of the hospital supply process. This work also saw the possibility of the application of information and communication technology tools, suggesting in future work the development of custom software, aiming virtualization planning the bidding process in the pursuit of greater transparency, speed and rationalization of public logistics .
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15336
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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