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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento e Implementação de um guia de padrão de qualidade para produção de objetos de aprendizagem na educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
Título(s) alternativo(s): Design and Implementation of quality Control model for developing learning objects in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
Autor(es): Souza, Lígia Moura Simões de
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbara de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Saulo Barbara de
Segundo membro da banca: Villardi, Beatriz Quiroz
Terceiro membro da banca: Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
Palavras-chave: Educação a distância;Gestão da qualidade;Objeto de aprendizagem;Guia de Padrão de Qualidade;Videoaula;E-learning;Quality control;Learning object;Standart Guide;Videoclass
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 27-Jun-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: SOUZA, Lígia Moura Simões de. Desenvolvimento e Implementação de um guia de padrão de qualidade para produção de objetos de aprendizagem na educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: A Educação a Distância, para além de uma modalidade de ensino, tornou-se uma possibilidade de levar educação de qualidade a todo o território nacional, abrangendo todas as classes sociais. No entanto, a elaboração de um curso a distância requer ampla utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, demandando novos formatos de material didático que contemplem a interatividade. Neste estudo é proposto identificar os fatores determinantes para a construção de objetos de aprendizagem voltados à educação a distância pública e gratuita, visando manter um padrão de qualidade na produção dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de análise documental e análise bibliográfica por meio de estudo bibliométrico, objetivando identificar o estado da arte sobre Gestão da Qualidade na Educação a Distância. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 estudantes, 12 servidores e 12 gestores da Educação a distância na Rede Federal de Educação Brasileira. Utilizando o método de estudo de caso e a técnica de análise de conteúdo, o estudo possibilitou alcançar os seguintes resultados: (a) elaborar um diagnóstico participante sobre o problema; (b) propor recomendações de melhorias; (c) elaborar um plano de ação para implementação de padronização para a produção de videoaulas, desdobrado em três etapas: I) a produção de um guia de padrão de qualidade para a produção de videoaulas; II) validação desse guia; III) implementação do referido guia através de um curso híbrido desenvolvido no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) do IFRJ. AS etapas I e II são apresentadas no apêndice deste estudo e a etapa III será implementada pela Diretoria de Educação a Distância do IFRJ dentro de dois meses
Abstract: Distance Education, beyond a modality of education, has become a way to assure quality education throughout the national territory, reaching out all social classes. However, designing a distance learning course requires a wide use of Information and Communication Technologies, above all demanding new formats of didactic materials that deploy interactivity. This research aimed at identifying the determinant elements in the design of Learning Objects for Public and Free Distance Education, whilst maintaining excellence in quality on the materials used by the courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro. For this, a qualitative research was carried out based on documentary analysis and bibliographic analysis through a bibliometric study, aiming to identify the state of the art on Quality Management in Distance Education. Field data was collected through semi- structured interviews with 12 students, 12 servers and 12 managers of distance education in the Federal Network of Brazilian Education. Using the Case Study method and the Content Analysis technique, the study allowed to achieve the following results: (a) to elaborate jointly a diagnosis about the problem; (b) to propose recommendations for improvements; (c) to elaborate an action plan for the implementation of quality standards for the production of video classes, deployed in three stages: I) the production of a quality standard guide for the production of video classes; II) validation of this guide; III) implementation of this guide through a hybrid course developed in the Virtual Environment of Teaching and Learning (AVEA) of the IFRJ. Steps I and II are presented in the appendix to this study and stage III will be implemented by the IFRJ Distance Education Board in the next two months
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15341
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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