Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15346
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento pessoal dos docentes de cursos em administração: um estudo comparativo entre uma universidade tradicional e uma universidade corporativa
Título(s) alternativo(s): Management of personal knowledge of professors of courses in administration: a comparative study between a traditional university and a corporate university
Autor(es): Sousa, Priscila Aparecida
Orientador(a): Ramos Filho, Américo da Costa
Primeiro membro da banca: Carmo, Marisa Scarlet do
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Palavras-chave: Gestão do conhecimento pessoal;Universidade tradicional;Universidade corporativa;Personal knowledge management;Traditional university;Corporate university
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 29-Abr-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: Sousa, Priscila Aparecida. Gestão do conhecimento pessoal dos docentes de cursos em administração: um estudo comparativo entre uma universidade tradicional e uma universidade corporativa. 2014. [172 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: Este trabalho tem por objetivo comparar a partir de um estudo de caso qualitativo as práticas de gestão do conhecimento pessoal (Personal Knowledge Management – PKM) dos docentes de uma universidade tradicional e dos docentes de uma universidade corporativa. As estratégias de PKM, conforme salientada por Gorman e Pauleen (2011), auxiliam na resolução de problemas referentes à sobrecarga de informação e mudanças ambientais, além de aumentarem a eficácia e produtividade individual e organizacional, e também por ser uma ferramenta de grande apoio no meio acadêmico como sugere Jain (2011) já que as universidades devem focar na necessidade de renovação constante do conhecimento pessoal para sobreviver em ambientes de mudança constantes. O primeiro trabalho a explorar o conceito de Personal Knowledge Management foi o de Frand e Hixon (1999) ainda sob a influência da gestão da informação. O tema se tornou uma área multidisciplinar a partir da combinação de campos como a gestão do conhecimento e outras disciplinas. A unidade de análise adotada foi o grupo sendo comparadas as práticas de PKM nos dois grupos denominados grupo UT na universidade tradicional e grupo UC na universidade corporativa. A partir da análise chegou-se à conclusão de que os grupos estudados possuem características semelhantes e distintas em relação a práticas de PKM. Como pontos semelhantes destacam-se a proatividade dos indivíduos na busca por conhecimento, a importância dada pelos indivíduos à interação entre os pares na geração e compartilhamento de conhecimentos, e o reconhecimento da importância da organização no processo de PKM. Quanto às características distintas entre os grupos estudados nota-se que os processos de PKM realizados pelos docentes do grupo UT estão relacionados ao tratamento de informações enquanto os processos de PKM realizados pelos docentes da UC são relacionados a atitudes pessoais. Nota-se ainda um uso menos frequente de ferramentas tecnológicas nas atividades de PKM pelos docentes da UT ao contrário dos docentes da UC. E por último destaca-se na gestão do conhecimento pessoal realizada nos dois casos a predominância do conhecimento tácito nas atividades dos docentes da UC e maior incidência do conhecimento explícito nas atividades dos docentes UT.
Abstract: This work aims to compare from a qualitative case study of the practices of Personal Knowledge Management (PKM ) of a traditional university professors and teachers of a corporate university . The PKM strategies, as highlighted by Pauleen and Gorman (2011), assist in solving problems related to information overload and environmental changes, in addition to increasing the effectiveness and individual and organizational productivity, and also for being a great support tool in academia as suggested by Jain (2011) as universities should focus on the need for constant renewal of personal knowledge to survive in environments of constant change. The first work to explore the concept of Personal Knowledge Management was to Frand and Hixon (1999) still under the influence of information management. The topic has become a multidisciplinary area from the combination of fields such as knowledge management and other disciplines. The unit of analysis used was the group being compared PKM practices in two groups: group UT and UC group in traditional university in the corporate university. From the analysis came to the conclusion that the groups have similar and different characteristics in relation to practices of PKM . How similar highlights are the proactivity of individuals in pursuit of knowledge, the importance given by individuals to interaction among peers in the generation and sharing of knowledge, and recognition of the importance of the organization of the PKM process. As for the different characteristics between the groups are noted that the processes of PKM conducted by professors from UT group are related to the processing of information while the processes of PKM conducted by professors at UC are related to personal attitudes. We also observe a less frequent use of technological tools in PKM activities by teachers of UT unlike the UC faculty. And finally stands out in personal knowledge management held in both cases the prevalence of tacit knowledge in the activities of the UC faculty and higher incidence of explicit knowledge in the activities of the UT faculty.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15346
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 - Priscila Aparecida Sousa.pdfPriscila Aparecida Sousa2.05 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.