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Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem de processos orientada para o mapeamento de competências funcionais: construção de um modelo
Título(s) alternativo(s): Processes modeling oriented to mapping functional competencies: construction of a model
Autor(es): Jaques, Natalia Daher
Orientador(a): Oliveira, Saulo Barbará de
Primeiro membro da banca: Villardi, Beatriz Quiroz
Segundo membro da banca: Thiolloent, Michel Jean Marie
Terceiro membro da banca: Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
Palavras-chave: Gestão de Processos;Gestão de Competências;Competências Funcionais;Modelo de Gestão;Órion;Process Management;Competency Management;Functional Competencies;Management Model;Órion
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 3-Dez-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: JAQUES, Natalia Daher. Modelagem de processos orientada para o mapeamento de competências funcionais: construção de um modelo. 2015. 235 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Resumo: A administração pública tem a necessidade latente de adoção de novos modelos de gestão, mais ágeis e integrados, visando a busca pela eficiência, eficácia e efetividade dos processos de trabalho. Com isso, as competências funcionais são essenciais para construir e operacionalizar os processos organizacionais, o que exige uma abordagem processual na gestão de competências em órgãos públicos. O objetivo final desta pesquisa é mapear competências funcionais da força de trabalho da UFRRJ a partir dos processos de trabalho, através da construção e uso de um modelo adequado a esta finalidade. A pesquisa é de natureza qualitativa, utiliza o método de pesquisa intervencionista, com a técnica de grupo focal. O modelo construído, denominado Órion – Modelador de Processos Orientado para o Mapeamento das Competências Funcionais – propõe o desenvolvimento de três fases: 1) mapear e desenhar os processos de trabalho; 2) identificar as competências funcionais requeridas para executar as atividades dos processos; interligar as competências requeridas com as competências funcionais evidenciadas; e sugerir temáticas para capacitações relacionadas com as lacunas de competências; 3) elaborar um plano de recomendações para melhorias nos processos mapeados. As três fases do Órion foram planejadas, implantadas e validadas em três Unidades de Trabalho da Prefeitura Universitária: Divisão de Serviços Gerais, Secretaria Administrativa, e Setor de Transporte. Na 1ª fase da aplicação do modelo, foram modelados usando o software Bizagi Modeler, um total de 30 diagramas de processos – DP, um DP para cada macroprocesso das três unidades estudadas. Na 2ª fase foram geradas 3 planilhas de competências funcionais, uma para cada unidade. Na 3ª fase foram geradas 3 planilhas do plano de recomendações para melhorias, uma para cada unidade. Ao final, foram gerados 3 relatórios finais, contendo todos os dados levantados e validados, através da utilização do modelo Órion. Os resultados indicam avanços satisfatórios na construção, teste e aplicação do modelo proposto para a Universidade, por exemplo: a transparência nas atividades de trabalho através do uso de diagramas de processo, para a construção de uma visão da unidade de trabalho; melhor conhecimento dos processos associados a eixos importantes da Prefeitura Universitária; levantamento das competências funcionais e dos gaps de competências; propostas de melhorias atreladas aos processos. Conclui-se que as aplicações e as validações realizadas nas unidades estudadas indicam sua pertinência à realidade da organização e são suficientes para a apresentação do modelo e motivação da continuidade do seu estudo e aplicação
Abstract: The public administration has the latent need to adopt new management models, more agile and integrated, searching efficiency, efficacy and effectiveness of working processes. Thereby, the professional competencies are essential to construct and operate organizational processes, which requires an approach in the competencies management in public organs. The ultimate goal of this research is map the functional competencies of UFRRJ workforce from work processes, through construction and usage of a model adequate to this objective. The research is qualitative nature and uses the method of interventionist research, with focal group techniques. The constructed model, called Órion – Processes Modeler Oriented to Mapping the Functional Competencies – proposes three phases development: 1) map and delineate the work processes; 2) identify the functional competencies required to execute the processes’ activities; interlink the required competencies to the evidenced functional competencies; and suggest thematics for trainings related to gaps of functional competencies; 3) elaborate a recommendation plan for improvements in the mapped processes. The three Órion phases were planned, implemented and validated in three Work Units of University Administration: General Services Division, Administration Secretary and Transport Section. In 1st Órion application phase, were modeled using the Bizagi Modeler software a total of 30 process diagrams – PD, one PD for each macro process of the three studied units. In 2nd phase, 3 charts of functional competencies were generated, one for each unit. In 3rd phase, 3 charts of the recommendation plan for improvement were generated, one for each unit. At the end, three final reports were generated, containing all data collected and validated, by using the Órion model. The results indicate satisfactory progress in construction, test and application of the proposed model for the University, for example: the transparency in work activities by the use of the process diagrams, for the construct of a work unit vision; better knowhow of process associated to important axes of University Administration; survey of functional competencies and gaps of competencies; proposal of improvements linked to the processes. It follows that the applications and the fulfilled validations in the studied units, indicate its relevance in organization reality and are sufficient for the model presentation and motivation of their continued study and application.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15351
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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