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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15354
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Colaboração interfirmas para construção de um centro tecnológico automotivo |
Autor: | Ferreira Filho, Valter Silva |
Orientador(a): | Olivares, Gustavo Lopes |
Primeiro membro da banca: | Olivares, Gustavo Lopes |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Marcelo Sales |
Terceiro membro da banca: | Rocha, Henrique Martins |
Palabras clave: | Coopetição;Infraestrutura de P&D;Indústria Automotiva;Coopetition;R&D Infrastructure;Automotive Industry |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 23-may-2014 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citación: | FERREIRA FILHO, Valter Silva. Colaboração interfirmas para construção de um centro tecnológico automotivo. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014. |
Resumen: | O Brasil ganha destaque no cenário mundial, enquanto mercados tradicionais encontram-se estagnados, projeções indicam grande potencial de crescimento do mercado interno nas próximas décadas. Em especial, na indústria automobilística, uma forte cadeia econômica com múltiplos efeitos sobre o tecido econômico e social, estima-se que o Brasil ocupará a posição de terceiro maior mercado mundial de veículos automotores ainda em 2016. Como forma de impulsionar a indústria nacional, o governo brasileiro anunciou, em 2012, a criação do Programa INOVAR AUTO como parte de sua política de desenvolvimento industrial, que tem como objetivo estimular o adensamento da cadeia automotiva nacional, garantir o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), aumentar os gastos em Engenharia e o aumentar a eficiência energética dos veículos, impondo à indústria automobilística brasileira a necessidade de maiores investimentos para competir. A partir deste contexto, surge o questionamento de como criar infraestrutura tecnológica e ser competitivo, num cenário de forte pressão internacional e necessidade de otimizar recursos. Como pressuposto para resposta a tal questionamento, a presente pesquisa propõe a colaboração interfirmas, por meio do conceito de coopetição, ou seja, a cooperação entre partes independentes, que simultaneamente competem entre si e com outros. A presente pesquisa apresenta a proposta de criação de infraestrutura tecnológica compartilhada, sob a ótica da coopetição, avaliando seus potenciais benefícios como a otimização de gastos com P&D, redução de custo fixo, capacitação de mão de obra e consequente aumento da competitividade no setor automobilístico do Estado do Rio de Janeiro. Avaliam-se, também, os potenciais benefícios da coopetição no setor automobilístico brasileiro. Como pressuposto para a resposta de tal questionamento, o presente trabalho propõe a colaboração interfirmas, por meio do conceito de coopetição, ou seja, a cooperação entre partes independentes, que simultaneamente competem entre si e com outros. |
Abstract: | The Brazil gained prominence on the world stage, while traditional markets are stagnated; projections indicate strong growth potential of the internal market in the coming decades. In particular, in the automobile, a strong economic chain with multiple effects on the economic and social fabric industry it is estimated that Brazil will occupy the position of world's third largest market for motor vehicles even in 2016. As a way to boost the domestic industry, the Brazilian government announced in 2012 the creation of the Program INNOVATION AUTO as part of its industrial development policy, which aims to encourage the consolidation of the national automotive chain, ensure investment in Research and Development (R & D), increase spending on Engineering and increase the energy efficiency of vehicles, requiring the Brazilian automotive industry's need for greater investments to compete. From this context, the question of how to create technological infrastructure and be competitive in a strong international pressure and need to optimize resources scenario arises. As a prerequisite for response to such questioning, this research proposes interfirm collaboration, through the concept of coopetition, i.e. cooperation between independent parties, which simultaneously compete with each other and with others. This research presents the proposed creation of technological infrastructure shared the perspective of coopetition, evaluating its potential benefits as the optimization of expenditure on R & D, reduce fixed costs, training of skilled labor and the consequent increased competition in the sector automobile of the State of Rio de Janeiro. Also are evaluating the potential benefits of coopetition in the Brazilian automotive industry. Assumption as to the answer of such question, this paper proposes interfirm collaboration, through the concept of coopetition, i.e. cooperation between independent parties, which simultaneously compete with each other and with other. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15354 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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