Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15507
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Motivação no ensino de Matemática: uma experiência com jogos no curso de magistério em nível médio |
Otros títulos: | Motivation in teaching Mathematics: an experience with games in the middle-level teaching course |
Autor: | Oliveira, Aline Viana |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Aline Maurício |
Terceiro membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Palabras clave: | Motivation in Mathematics teaching;Mathematics electronic games;Mangahigh Platform;Motivação no ensino de Matemática;Jogos eletrônicos de Matemática;Plataforma Mangahigh |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 29-ago-2014 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | OLIVEIRA, Aline Viana. Motivação no ensino de matemática: uma experiência com jogos no curso de magistério em nível médio. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014. |
Resumen: | Percebendo-se a falta de motivação para aprender matemática dos alunos do curso de magistério em nível médio em uma escola estadual de Nova Iguaçu - RJ, surgiu a vontade de realizar uma atividade diferenciada que pudesse ao mesmo tempo proporcionar aprendizado mais significativo e motivá-los para aprender. Os jogos eletrônicos da plataforma Mangahigh, fornecidos pelo programa SESI Matemática foram os escolhidos para esta empreitada. Foi realizada uma oficina com uma turma de 1º ano do curso normal onde os alunos trabalharam o conteúdo de equações do 1º grau através de jogos, tendo aumentado significativamente os resultados dos testes após a realização da oficina. Também foi avaliado o nível de motivação dos alunos através da Escala de Motivação em Matemática de Gontijo (2007) antes da oficina e após a sua realização com o questionário de avaliação. O comparativo dos resultados dos questionários mostra uma mudança de postura por parte dos alunos que leva a acreditar no alcance dos objetivos desejados. |
Abstract: | Perceiving a deficiency of motivation for to learn mathematic from students of magistery of high school in an Estadual highschool of Nova Iguaçu - RJ, came up a desire to perform a differentiated activity, that could to give more significant learning and motivates them to learn in the same time. The Electronics plays of Mangahigh Platform, supplied by SESI Mathematics Program were selected for this work. It was realized a workshop in a class of first year of normal course and the students worked equation of first degree, and the results in the motivation and learning increased after realization of workshop. The level of the motivation of students was measured by Motivation in Mathematics Scale by Gontijo (2007) before and after workshop. The results show a changing of stance from students and this leads to believe in achieving the desired objectives. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15507 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Aline Viana Oliveira.pdf | Documento principal | 1.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.