Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15516
Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilizando o material concreto para o ensino de análise combinatória
Título(s) alternativo(s): Using concrete material for teaching combinatorial analysis Enviar feedback Histórico Salvas Comunidade
Autor(es): Jacinto, Diego Suzano Ferreira
Orientador(a): Pereira, André Luiz Martins
Primeiro membro da banca: Oliveira Junior, Montauban Moreira de
Segundo membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Palavras-chave: análise combinatória;teoria do construtivismo;educação;materiais concretos;combinatorial analysis;constructivism theory;education;concrete materials
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 16-Jul-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: Jacinto, Diego Suzano Ferreira. Utilizando o material concreto para o ensino de análise combinatória. 2015. [77 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: Este trabalho pretende apresentar e avaliar uma proposta de ensino de análise combinatória, baseada no uso de materiais concretos, a qual esperamos ser relevante no aprendizado deste conteúdo. Para isto, será apresentado um material bem ilustrado e manipulativo, onde o educando terá a oportunidade de observar e construir possibilidades, de dispor os elementos dentro de problemas reais. Esta pesquisa usará como fundamento, a teoria construtivista, em que nesta concepção, o desenvolvimento do aluno se dará pelas relações entre suas construções, observações, e em suas ações perante a situação problema proposta. Este trabalho será construído em partes, onde inicialmente apresentaremos a teoria construtivista e sua influência na educação, os estudos realizados para a construção do material didático, seguida dos conceitos teóricos pertinentes à análise combinatória e por último, as avaliações realizadas por questionário para apresentar os resultados das atividades aplicadas, comprovando a eficiência da proposta
Abstract: This paper aims to present and evaluate a combinatorial analysis of teaching proposal, based on the use of concrete materials, which we hope to be relevant in this learning content. For this, you'll see a well illustrated and manipulative material, where the student will have the opportunity to observe and build possibilities, to have the elements within real problems. This research will use as a basis, the theory of constructivism, in which this conception, the development of the student will be given by the relationship between its buildings, observations, and in their actions before the situation problem proposal. This work will be built in parts, which initially will present the constructivist theory and its influence on education, studies for the construction of teaching materials, followed by theoretical concepts relevant to combinatorial analysis and finally, the evaluations conducted by questionnaire to present the results the activities implemented, proving the proposed efficiency
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15516
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Diego Suzano Ferreira Jacinto.pdfDiego Suzano Ferreira Jacinto1.6 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.