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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um jogo de computador educacional de Matemática - o mestre de Trigonometria
Otros títulos: Development of an educational computer game of Mathematics - the master of Trigonometry
Autor: Silva, Hamilcar Pereira da
Orientador(a): Pereira, André Luiz Martins
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Palabras clave: Jogos Educacionais;RPG;Trigonometria;Educational games;trigonometry
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 14-mar-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: SILVA, Hamilcar Pereira da. Desenvolvimento de um jogo de computador educacional de Matemática - o mestre de Trigonometria. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumen: Este trabalho trata do processo de desenvolvimento de um jogo de RPG para computador por apenas uma pessoa e que este sirva para exercitação de matemática. Ele surge da necessidade dos professores criarem outras formas de ensino de matemática diferente do quadro e giz que sejam mais motivadores para os alunos e assim eles consigam manter o aluno estudando por mais tempo a matemática. Para sua elaboração foi realizada uma pesquisa de alguns conceitos de jogos educacionais, softwares educacionais, jogos de RPG e plataformas de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Também foi apresentado o engine RPG Maker MV e seus recursos no qual o jogo foi desenvolvido. Como resultado foi criado um jogo de RPG eletrônico para exercitação de matemática e este foi classificado pedagogicamente e avaliado a sua aplicabilidade por estudantes do ensino médio. Pudemos observar que é possível criar um jogo eletrônico educacional para exercitação de matemática que seja atrativo para os estudantes melhorando a dinâmica de aulas de matemática. Também se verificou que outras possibilidades podem ser exploradas com a utilização de jogos, tais como: persistência, bondade e situações em que o aluno precisa tomar decisões que podem mudar o seu futuro.
Abstract: This work deals from the development process of an RPG computer for only one person and that this serves for math practice. It arises from the need for teachers to create different forms of mathematics teaching, escaping from the usual chalkboard and chalk, in order to motivate students and thus keep the student studying mathematics for longer. For its elaboration was carried out a research of some concepts of games educational, educational software, RPG games and game development platforms. Also featured was the RPG Maker MV Engine and its features in which the game was developed. As a result, an electronic RPG game was created for the practice of mathematics and this was classified pedagogically and evaluated its applicability by high school students. Where we could observe that it is possible to create an electronic educational game for math exercises that is attractive to students, improving the dynamics of math classes. We also see that other possibilities can be explored with the use of games such as: persistence, kindness and situations that the student needs to make decisions that can change their future
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15517
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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