Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15526
Tipo do documento: Dissertação
Título: Propostas de atividades de Matemática aplicadas ao contexto de um curso técnico profissionalizante
Título(s) alternativo(s): Proposals for Math activities applicd in the contexto of a vocational technical course
Autor(es): Neves, Renato Afonso
Orientador(a): Pereira, Pedro Carlos
Primeiro membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Palavras-chave: Educação Profissional;Matemática;Atividades;Vocatinal Education;Mathematics;Activities
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 25-Abr-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: NEVES, Renato Afonso. Propostas de atividades de Matemática aplicadas ao contexto de um curso técnico profissionalizante. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.
Resumo: Neste trabalho é feita uma análise da importância da matemática na educação profissional, onde são considerados o seu desenvolvimento histórico, avanços, metodologias e as instituições precursoras desta modalidade de ensino. No segundo capítulo são apresentados alguns estudos sobre a relação entre a matemática e a educação profissional, além de documentos oficiais que apontam a presença da matemática no currículo de cursos profissionalizantes. Para delimitar o tema da pesquisa será abordado apenas o tópico de trigonometria e foi escolhido o curso técnico profissionalizante de mecânica para aplicar as atividades, que tem como objetivo criar recursos materiais para desenvolver o assunto de forma contextualizada e com aplicação prática. Espera-se com este trabalho dar instrumentos ao professor para dinamizar suas aulas e propiciar ao aluno uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a melhoria do seu desempenho na parte específica do curso, pois a matemática pode ser considerada uma ferramenta fundamental na formação técnica.
Abstract: In this work it is done an analysis of the importance of mathematics in vocational education, where are considered its historical development, advances, methodologies and the precursor intitutions oh this type of teaching. In the second chapter some studies on the relationship between mathematics and vocational education are presented, as well as official documents that indicate the presence oh mathematics in the curriculum of vocational courses. In order to delimit the theme of the research it will be only addressed the topic of trigonometry and it was choosen the vocational technical course of mechanics to apply the activities that have as aim to creat material resources to develop the subject in a contextual form and with practical application. It is hoped with this job to give instruments to the teacher to boost his classes and finish to the student a more significant learning, contributing for the improve of his performance on the specific part of the course,
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15526
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 - Renato Afonso Neves.pdfDocumento principal1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.