Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15533
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta metodológica para o ensino de gráficos de funções trigonométricas |
Otros títulos: | A methodological proposal for the teaching of graphs of trigonometric functions |
Autor: | Ferreira, Edhana das Graças |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Pereira, André Luiz Martins |
Segundo membro da banca: | Esquincalha, Agnaldo da Conceição |
Palabras clave: | Tecnologia;Estudo Dirigido;Representação Gráfica;Funções Trigonométricas;Graphmatica;Technology;Directed Study;Graphic representation;Trigonometric Functions;Graphmatica |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 31-ago-2017 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | FERREIRA, Edhana das Graças. Uma proposta metodológica para o ensino de gráficos de funções trigonométricas. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia que auxilie os professores no ensino de gráficos de funções trigonométricas a partir do desenvolvimento de estudos dirigidos com atividades envolvendo o uso de tecnologia, neste caso o software Graphmatica. É realizada uma revisão bibliográfica sobre a evolução histórica da Trigonometria, o uso de tecnologia e dos estudos dirigidos na educação. Em seguida, são analisados os capítulos referentes às funções trigonométricas nos livros didáticos propostos no guia mais recente, o PNLD 2015. A utilização da tecnologia é proposta como uma alternativa ao método tradicional de ensino e visa aumentar o interesse dos alunos por se tratar de algo muito presente em seu cotidiano cada vez mais dominado por computadores, tablets e smartphones. A partir das representações gráficas das funções básicas seno, cosseno e tangente, busca-se a análise de particularidades das famílias de funções, como domínio, imagem e período, através de atividades direcionadas até a generalização dessas especificidades com as mudanças de parâmetros, bem como das transformações gráficas ocorridas. É realizada uma exposição dos resultados qualitativos da aplicação do material em pesquisa realizada em uma turma de primeira série do ensino médio, que em aspectos gerais foram considerados positivos. |
Abstract: | This work aims to propose a methodology that helps teachers on the teaching of graphs of trigonometric functions from the development of studies directed with activities involving the use of technology, in this case the software Graphmatica. It is made a bibliographical review on the historical evolution of Trigonometry, the use of technology and the studies directed in education. Then, are analyzed the chapters on trigonometric functions in the textbooks proposed in the most recent guide, the PNLD 2015. The use of technology is proposed as an alternative to the traditional method of teaching and aims to increase the interest of students as it is something very present in their daily life increasingly dominated by computers, tablets and smartphones. From the graphical representations of the basic functions sine, cosine and tangent, seek the analysis of particularities of the families of functions, such as domain, image and period, through directed activities until the generalization of these specificities with the parameters changes, as well as the graphical transformations that occurred. It is held an exposition of the qualitative results of the application of the material in research conducted in a first year class in high school, which in general aspects were considered positive |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15533 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Edhana das Graças Ferreira.pdf | Documento principal | 3.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.