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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15548
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Olimpíada de Matemática: que preciosidades matemáticas envolvem os problemas desta competição e qual o seu impacto para o professor de matemática sem experiência em olimpíadas e a sua importância para o estudante? |
Other Titles: | Math Olympiad: that mathematical morsels involve the problems of this competition and its impact to the math teacher with no experience in the Mathematical Olympiad and its importance to the student? |
Authors: | Victor, Carlos Alberto da Silva |
Orientador(a): | Lambert, Wanderson José |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Segundo membro da banca: | Antunes, Gladson Octaviano |
Keywords: | Problemas de Olimpíadas de Matemática;Matemática na Escola Básica;Preparação de alunos e professores;Descrição de Livros para preparação em Olimpíadas;Mathematical Olympiad Problems;Mathematics in Primary School;Preparing students and teachers;Description of books in preparation for the Mathematical Olympiad |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Mar-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | VICTOR, Carlos Alberto da Silva. Olimpíada de Matemática: que preciosidades matemáticas envolvem os problemas desta competição e qual o seu impacto para o professor de matemática sem experiência em olimpíadas e a sua importância para o estudante? 2013. 90 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Abstract: | A Olimpíada de Matemática na busca de novos talentos tem a característica de ser uma competição intelectual, utilizando para isto problemas desafiadores que exigem do aluno a sua capacidade criativa na resolução dos mesmos. Em geral, se não houver uma preparação específica, deparamo-nos com várias barreiras que estão escondidas nas teorias. Este fato pode ser comum tanto ao discente quanto ao docente e, principalmente, nas fases finais das Olimpíadas. Um sentimento de frustração nos abrange quando não sabemos de que forma devemos enfrentar tais barreiras. Temos aqui uma proposta na tentativa de diminuir a distância que ocorre com matemática nas Escolas Básicas e a Olimpíada de Matemática. A dinâmica dessa proposta foi baseada em experiências no preparo de alunos para as Olimpíadas e de alguma forma tentando mostrar como podemos crescer teoricamente através dos problemas envolvidos. Buscamos através da resolução de alguns problemas escolhidos traçar algumas estratégias interessantes para a resolução dos mesmos utilizando pouca teoria. Em tais resoluções fazemos comentários dessas estratégias e de possíveis dificuldades que o aluno e/ou professor possam se deparar. Esta experiência indicou que há vários problemas que estimulam os jovens a gostar de matemática e se interessar pelos Problemas Olímpicos, bastando para isto desenvolver o raciocínio dele através de assuntos que possuem facilidades na aprendizagem. Como complementação, fazemos uma discussão não exaustiva de vários livros ou textos utilizados nesta experiência para o preparo de alunos às diversas competições Olímpicas dentro da Matemática. |
Abstract: | The Mathematical Olympiad in searching of new talent has the characteristic of being an intellectual competition, using for this challenging problems which require from the student his creative ability in solving them. In general, if there is no specific preparation, we are faced with several barriers that are hidden in the theories. This may be common to both student as the teacher, and especially in the final stages of the Mathematical Olympiad. A feeling of frustration covers us when we do not know how we should address such barriers. Here we have a proposal in an attempt to bridge the gap that occurs with mathematics in basic schools and Mathematical Olympiad. The dynamics of this proposal was based on experiences in preparing students for the Mathematical Olympiad and somehow trying to show how we can theoretically grow through the issues involved. We seek through solving some problems chosen to draw some interesting strategies for solving them by using little theory. In such resolutions we do reviews on these strategies and possible difficulties that the student and / or teacher may find. This experience indicated that there are several problems that encourage young people to enjoy and take an interest in solving problems enough for this to develop his reasoning through issues that have abilities for learning. Summarizing, we complement our discussion by analysing several books and texts used in this experience to prepare students for various competitions within the Mathematical Olympiad. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15548 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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