Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15550
Tipo do documento: Dissertação
Título: O método da falsa posição: Uma alternativa para o ensino de resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau
Otros títulos: The False Position method: An alternative for teaching problem solving involving the 1st degree equations
Autor: Silva, Fabrício de Azevedo
Orientador(a): Pereira, Pedro Carlos
Primeiro membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Palabras clave: Problem solving;1st degree equation;false position method;Rhind Papyrus;Resolução de problemas;equação do 1º grau;método da falsa posição;Papiro de Rhind
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-ago-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: SILVA, Fabrício de Azevedo. O método da falsa posição: Uma alternativa para o ensino de resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau. 2015. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Resumen: O principal objetivo desta pesquisa é verificar se o método da falsa posição, utilizado para resolver alguns problemas do Papiro de Rhind, pode ser uma alternativa para resolução de problemas que envolvem equações do 1º grau com uma incógnita para alunos do 7º ano do ensino fundamental. Esse método era utilizado pelos egípcios e trata-se de um caminho para encontrar a solução do problema através da estipulação de um valor inicial, considerado a falsa posição, que deverá ser ajustado imediatamente após para se obter o valor correto. Como observamos não ser raro que essa estratégia seja adotada pelos discentes nos dias atuais, acreditamos ser essa uma alternativa plausível para o ensino do conteúdo. Para verificar a eficácia do método, realizamos um estudo de caso – adotando uma abordagem qualitativa para analisar os dados recolhidos na pesquisa – com uma turma do 7° ano em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. Propomos uma sequência de três atividades, aplicada em um único encontro, onde após a resolução dos problemas pelos discentes, iniciávamos uma discussão sobre quais estratégias adotaram. Após a resolução da primeira atividade, um problema retirado do Papiro de Rhind, durante o período destinado à discussão do problema, mostramos como os egípcios o resolviam. Podemos perceber que uma quantidade considerável deles se identificou com o método, pela forma como resolveram as atividades posteriores.
Abstract: The main objective of this research is to see whether the false position method, used to solve some problems Rhind Papyrus, can be an alternative for solving problems that involve the 1st degree equations with one unknown for students from the 7th grade of elementary school. The Egyptians used this method and this is a way to find the solution of the problem by requiring an initial value, considered the false position, which should be adjusted immediately to obtain the correct value. As we noted not rare that this strategy is adopted by students nowadays, we believe this is a plausible alternative to the teaching content. To check the effectiveness of the method, We conducted a case study – adopting a qualitative approach to analyze the data collected in search – with a group of the 7th grade in a municipal school in Rio de Janeiro. We propose a sequence of three activities, applied in a single meeting, where after the resolution of problems by students, we began a discussion of what strategies adopted. After the resolution of the first activity, a problem taken from the Rhind Papyrus, during the period for the discussion of the problem, we show how the Egyptians resolved. We can see that a considerable amount of them identified with the method, by the way they decided later activities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15550
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Fabrício de Azevedo Silva.pdfDocumento principal2.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.