Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15566
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um estudo sobre a valorização e as dificuldades do ensino de probabilidade na educação básica |
Autor(es): | Nascimento, Júlio Cesar Pires do |
Orientador(a): | Pereira, Orlando dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Segundo membro da banca: | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de |
Terceiro membro da banca: | Busse, Ronaldo da Silva |
Palavras-chave: | Probabilidade;Ensino fundamental;Ensino médio;Probability;Elementary school;High school |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Data do documento: | 23-Ago-2017 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | NASCIMENTO, Júlio Cesar Pires do. Um estudo sobre a valorização e as dificuldades do ensino de probabilidade na educação básica. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como foco um estudo do conceito de probabilidade aplicado nos ensinos fundamental e médio, embasado em uma pesquisa realizada a partir da análise dos PCN e de outros textos que orientam o ensino de Matemática em âmbito nacional, com o intuito de investigar os motivos da deficiência no ensino de Probabilidade na Educação Básica. O objetivo é apontar caminhos que favoreçam seu ensino e incentivar professores a valorizar e reconhecer a importância deste tema para muitas áreas do conhecimento e para o cotidiano. Apresenta-se aqui uma pesquisa com alunos do ensino médio sobre a presença de temas importantes da Matemática, mostrando que a Probabilidade, em comparação com outros temas, não é estudada de forma satisfatória em grande parte das escolas de origem destes alunos. Destacam-se a importância da atualização do professor e da escola, e a necessidade da utilização de metodologias que privilegiam o aprendizado desta área, além de sugestões de problemas e jogos ao longo do texto. |
Abstract: | This work focuses on a study of the concept of probability applied in primary and secondary education, based on a research carried out from the analysis of PCNs and other texts that guide the teaching of mathematics at the national level, in order to investigate the motives Of the deficiency in the teaching of Probability in Basic Education. The objective is to point out ways that favor their teaching and to encourage teachers to value and recognize the importance of this theme for many areas of knowledge and everyday life. Is seen here a research with high school students about the presence of important Mathematics areas, showing that Probability, compared to other subjects, is not studied satisfactorily in most of the schools of origin of these students. It is important to highlight the importance of updating the teacher and the school, and the need to use methodologies that favor learning in this area, as well as suggestions for problems and games throughout the text. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15566 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Júlio Cesar Pires Do Nascimento.pdf | Documento principal | 774.62 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.