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Tipo do documento: Dissertação
Título: ,Educação Matemática e inclusão escolar: um olhar sobre as perspectivas e necessidades o aluno com deficiência intelectual
Otros títulos: Mathematical education and school inclusion a look at the perspectives and needs of students with intellectual disabilities
Autor: Coutinho, Deyvison Santana
Orientador(a): Forte, Vinícius Leal do
Primeiro coorientador: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Primeiro membro da banca: Forte, Vinícius Leal do
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Palabras clave: Deficiência intelectual;Ensino de matemática;Inclusão;Intellectual disability;Mathematics teaching;Inclusion
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 22-feb-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: COUTINHO, Deyvison Santana. ,Educação Matemática e inclusão escolar: um olhar sobre as perspectivas e necessidades o aluno com deficiência intelectual. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Resumen: Este trabalho é destinado a abordar o desenvolvimento educacional de uma aluna com deficiência intelectual incluída no sétimo ano do ensino regular. Para isso, faz uma abordagem da história e situa as condições de ensino de pessoas com deficiência no Brasil, desde meados do século XIX até os dias atuais. Fez-se um levantamento bibliográfico sobre os materiais concretos aplicáveis nas aulas de matemática para pessoas com deficiência intelectual e constatou-se que esses têm grande influência de Maria Montessori. Tratamos dos discursos em volta de inclusão e integração. Foi feita uma análise sobre as condições educacionais da aluna envolvida na pesquisa e constatou-se que ela não se encontrava com uma defasagem grave no ensino, sabendo apenas contar até vinte e conhecendo somente adição e subtração sem reservar. Deste modo, foi trabalhado um nivelamento paralelo ao currículo regular da turma. Esta pesquisa se propôs a analisar esse nivelamento e verificar quais as dificuldades encontradas pela aluna. Utilizamos a Metodologia Dialética de Conhecimento em Sala de Aula e, com ela, foram utilizados recursos pedagógicos concretos para desenvolver a maior parte desse nivelamento, entre esses o Material Dourado e cédulas da nossa moeda sem valor. Com o material dourado, foi trabalhado contagem, adição, subtração, multiplicação e divisão; já com as cédulas foram feitas a comparação de valores, a contagem e a determinação do troco. As atividades nos deram resultados satisfatórios, alguns dos quais acima das nossas expectativas. A partir das ideias das quatro operações básicas, foi trabalhada a resolução de expressões algébricas com tracinhos. A aluna conseguiu desenvolver um método de resolução muito eficaz que minimiza os erros dos alunos nesse assunto.
Abstract: This work is aimed at addressing the educational development of a student with an intellectual disability included in the seventh grade of regular education. For that, it approaches history and situates the teaching conditions of people with disabilities in Brazil, from the middle of the 19th century to the present day. A bibliographic survey was carried out on the concrete materials applicable in mathematics classes for people with intellectual disabilities and it was found that these have great influence by Maria Montessori. We deal with speeches around inclusion and integration. An analysis was made on the educational conditions of the student involved in the research and it was found that she did not have a serious gap in teaching, knowing only to count to twenty and knowing only addition and subtraction without reservation. In this way, a leveling was worked parallel to the regular curriculum of the class. This research aimed to analyze this leveling and to verify what difficulties were encountered by the student. We used the Dialectical Knowledge Methodology in the Classroom and, with it, concrete pedagogical resources were used to develop most of this leveling, among them the Montessori's Golden Beads and banknotes of our worthless currency. With the Golden Beads, counting, addition, subtraction, multiplication, and division were worked on; with the banknotes, the values were compared, counted and the change was determined. The activities gave us satisfactory results, some of which were above our expectations. Based on the ideas of the four basic operations, the resolution of algebraic expressions with dashes was worked on. The student was able to develop a very effective resolution method that minimizes students' mistakes in this matter
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15578
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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