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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogo entre a Etnomatemática e a Sala de Aula
Otros títulos: Dialogue between Ethnomathematics and the Classroom
Autor: Bento, Helom Ávila
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Terceiro membro da banca: Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco
Quarto membro da banca: Vianna, Márcio de Albuquerque
Quinto membro da banca: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Palabras clave: Programa em etnomatemática;História oral;Matemática significativa;Matemática de sentido;Ethnomathematics program;Oral history;Significant mathematics.;Sensorial mathematics.
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 16-dic-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: BENTO, Helom Ávila. Diálogo entre a Etnomatemática e a Sala de Aula. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional ) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumen: Este ensaio propôs dialogar. O ponto de interesse do diálogo foi investigar e refletir sobre as possibilidades de recuperar Sentido e Significado na sala de aula, em especial na aula de matemática, sob os percursos e práticas da pesquisa no Programa em Etnomatemática. O objetivo foi investigar percursos e propostas do Programa em Etnomatemática que possibilitem uma prática pedagógica possível, e que permitam restaurar Sentido e Significado aos conteúdos da disciplina de matemática, dentro da sala de aula. A metodologia buscou direcionamentos à aprendizagem significativa, contextualizada e aproximações com o Programa em Etnomatemática sob relações socioafetivas; à matemática do sentido auxiliadas pelas possibilidades e procedimentos da História Oral. Este ensaio se justifica em contribuir para base teórica e para pautar uma prática educacional, estimulante e democrática. Enfim, como trazer para a sala de aula sentido e significado através do diálogo com pesquisadores pioneiros e contemporâneos do programa em Etnomatemática? Buscou-se dialogar para solucionar esta questão. Realizou-se ao longo do ano de 2020 entrevistas com seis autores, pioneiros e contemporâneos, do Programa em Etnomatemática: Ubiratan D’Ambrosio, Eduardo Sebastiani Ferreira, Pedro Paulo Scandiuzzi, Cristiane Coppe Oliveira, Olenêva Sanches Sousa e José Roberto Linhares de Mattos. Recorreu-se a teóricos como Abreu (2017), Coppe (Apêndice E), Margarete Costa (2018), D’Ambrosio (1998, 2001, 2017, 2018, 2020a, 2020b, Apêndice B), Fantinato e Freitas (2018), Farias (2018), Ferreira (1997, 2009, Apêndice C), Frege (2009), Freire (D'AMBROSIO; DOMITE, 1996), Gerdes (2010, 2014), Hernández (1998), Knijnik (2001), Marchon e Claudio Costa (2018), Mattos (2020, Apêndice G), Moreira (1982, 2010), Santos (2007), Scandiuzzi (Apêndice D), Silva (2007), Sousa (Apêndice F) e Vygotsky (2001). Refletir sobre as possibilidades pedagógicas para a educação matemática, sob olhar das matemáticas Significativa e de Sentido, alinhadas ao Programa em Etnomatemática e a História Oral, conduz às expectativas propostas, uma vez que tais alinhamentos reverenciam os aspectos de valoração, valorização, reconhecimento e respeito, essências para a consolidação das relações que se dão em sala de aula
Abstract: This essay is meant to be a dialogue. The point of interest of this dialogue is to investigate and reflect on the possibilities of recovering the essence and meaning in the classroom, especially in the discipline of mathematics, under the research paths and practices in the program of Ethnomathematics. The objective was to investigate paths and proposals of the program in Ethnomathematics that enables a pedagogical practice that is possible, and able to restore meaning and understanding to the contents of the discipline of Mathematics within the classroom. The methodology sought directions to meaningful learning and approximations within the program of Ethnomathematics under socio-affective relationships to the mathematics of sense, aided with the possibilities and procedures of Oral History. This research is justified in contributing to theoretical basis and to guide educational, stimulating, and democratic practice. Finally, how to bring essence and meaning to the classroom through dialogue with pioneer and contemporary researchers from the program in Ethnomathematics? We sought dialogue to solve. Interviews were conducted with six authors, pioneers, and contemporaries from the program: Ubiratan D’Ambrosio, Eduardo Sebastiani Ferreira, Pedro Paulo Scandiuzzi, Cristiane Coppe Oliveira, Olenêva Sanches Sousa e José Roberto Linhares de Mattos. Also, theorists such as Abreu (2017), Coppe (Apêndice E), Margarete Costa (2018), D’Ambrosio (1998, 2001, 2017, 2018, 2020a, 2020b, Apêndice B), Fantinato e Freitas (2018), Farias (2018), Ferreira (1997, 2009, Apêndice C), Frege (2009), Freire (D'AMBROSIO; DOMITE, 1996), Gerdes (2010, 2014), Hernández (1998), Knijnik (2001), Marchon e Claudio Costa (2018), Mattos (2020, Apêndice G), Moreira (1982, 2010), Santos (2007), Scandiuzzi (Apêndice D), Silva (2007), Sousa (Apêndice F) e Vygotsky (2001). To reflect on the pedagogical possibilities for mathematics education under the eyes of the Significant and Sensorial Mathematics, aligned with the Ethnomathematics program and Oral History leads to the proposed expectations, since such alignments reverence the aspects of valuation, appreciation, recognition, and respect
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15584
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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