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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15592
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de uma sala interativa para a aprendizagem de poliedros estrelados no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | stellar polyhedra, geometry, interactive classroom, high school, teacher training |
Autor(es): | Lemos, Wellington Gonçalves |
Orientador(a): | Pereira, Pedro Carlos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Segundo membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Palavras-chave: | stellar polyhedra;geometry;interactive classroom;high school;teacher training;poliedros estrelados;geometria;sala de aula interativa;ensino médio;formação de professores |
Área(s) do CNPq: | Matemática Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 31-Ago-2015 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | LEMOS, Wellington Gonçalves. O uso de uma sala interativa para a aprendizagem de poliedros estrelados no ensino médio. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. |
Resumo: | Atualmente o trabalho com poliedros estrelados no ensino médio não possui registro nas propostas oficiais nacionais. Tais poliedros despertam interesse nos professores, também nos alunos, devido sua beleza e também pela sua estrutura conceitual. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como uma sala de aula interativa voltada para a diversidade, e não apenas para limitações de habilidades dos alunos, contribui cognitiva e diferentemente no aprendizado de cada um deles quando o tema estudado são os poliedros estrelados. Mostramos como uma sala interativa é capaz de incluir alunos que facilmente se excluem da aula devido a uma dificuldade apresentada ao realizar atividade com um recurso que expõe suas limitações. Essa arquitetura de sala de aula desafia os educadores a repensarem as diferentes possibilidades para análise do processo ensino-aprendizagem. Além de propor inovações curriculares, acreditamos que os resultados do trabalho tragam novas perspectivas para a análise do aprendizado matemático mediante o uso de dobraduras, planificações, animações e vídeos didáticos |
Abstract: | Currently working with stellar polyhedra in high school is not registered in official national proposals. Such polyhedra arouse interest in teachers and also the students because of its beauty and also for its conceptual struture. Therefore, the presente work aims to analyze how a classroom dedicated to diversity, and not just to students skill limitations, cognitive and contribues differently for learning each of them when the topic studied are the stellar polyhedra. We show you an interactive room is able to include students who easily exclude school due to a difficulty to perform activity with a feature that exposes its limitations. This architeture of classroom challenges educators to rethink different possiblities for analysis of teaching-learning process. In addition to curricular innovations, we believe that the results of the work bring new perspectives for the analysis of mathematical learning through the use of foldings, adjutments, animations and instutional videos |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15592 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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