Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15603
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização dos jogos lotéricos para o ensino de probabilidade no ensino médio
Otros títulos: The use of lotteries to probability teaching in high school
Autor: Nunes, Victor Arantes
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: coelho, Josiane da Silva Cordeiro
Segundo membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Palabras clave: teaching;probability;lotteries;Ensino;Probabilidade;jogos lotéricos
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-jul-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: NUNES, Victor Arantes. A utilização dos jogos lotéricos para o ensino de probabilidade no ensino médio. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Resumen: Esse trabalho procura destacar a importância do ensino de Probabilidade no Ensino Médio, assunto no qual geralmente os professores tem certa dificuldade em transmitir o conteúdo aos seus alunos. É destacada a relevância da Probabilidade, dado seu vasto campo de aplicação, seja na Estatística, Física ou na Engenharia. Foi realizada uma revisão bibliográfica, onde abordou-se o lado histórico dos jogos de azar e também foram discutidos os aspectos teóricos da probabilidade básica, essencial para a boa compreensão do conteúdo. Em seguida, analisou-se minuciosamente as loterias federais, assim como suas características, regras básicas e probabilidades de se vencer em cada uma delas. Por fim, o presente trabalho sugere uma metodologia de ensino baseada nos jogos lotéricos, com atividades pedagógicas diferenciadas, com o objetivo de motivar e facilitar o entendimento dos alunos do Ensino Médio, bem como estimular os docentes, fugindo da forma tradicional de se lecionar
Abstract: This work seeks to highlight the importance of teaching probability in high school subject in which teachers usually have some difficulty in transmitting content to their students. It highlighted the relevance of probability, given its broad scope, either in Statistics, Physics or Engineering. A literature review, which approached the historical side of gambling and have also discussed the theoretical aspects of basic probability, essential for good understanding of the content was performed. Then analyzed thoroughly federal lotteries, as well as its characteristics, basic rules and odds of winning in each of them. Finally, this paper suggests a teaching methodology based on lotteries, with different educational activities, in order to motivate and facilitate the understanding of high school students and encourage teachers, escaping the traditional way of teaching
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15603
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Victor Arantes Nunes.pdf2015 - Victor Arantes Nunes1.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.