Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15604
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Logaritmos: sua história, interdisciplinaridade, contextualização e sugestões didáticas para o seu ensino |
Otros títulos: | Logarithms: its history, interdisciplinarity, contextualization and teaching suggestions for your education |
Autor: | Leitão, Fluvio Alves |
Orientador(a): | Barbosa, Aline Mauricio |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Aline Mauricio |
Segundo membro da banca: | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Terceiro membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Palabras clave: | History of Mathematics;Contextualization;Interdisciplinarity;Logarithms;História da Matemática;Contextualização;Interdisciplinaridade;Logaritmos |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 29-ago-2014 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | LEITÃO, Fluvio Alves. Logaritmos: sua história, interdisciplinaridade, contextualização e sugestões didáticas para o seu ensino. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014. |
Resumen: | Esse trabalho foi realizado com a finalidade de reorientar o professor de matemática na ampliação de sua abordagem didática no ensino de logaritmos em sala de aula. O objetivo desse trabalho é investigar a interdisciplinaridade do conteúdo logaritmo, para que sirva de motivação para o aprendizado em uma turma de ensino médio. A pesquisa bibliográfica realizada para a produção deste trabalho apontou a possibilidade da apresentação de logaritmos de forma contextualizada e interdisciplinar. Utilizando alguns fatos da História da Matemática, o professor pode dar ao aluno mais sentido a este conteúdo e suas aplicações. A esse respeito, destacamos algumas aplicações práticas de logaritmos em estudo de fenômenos naturais como terremotos, além do uso de logaritmos para o cálculo de pH e aplicações na acústica. São citadas algumas sugestões de atividades, nas quais algumas foram aplicadas em duas turmas de ensino médio (NEJA), ensino de jovens e adultos, da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro. Primeiro, aplicamos um questionário inicial antes das atividades, avaliando o conhecimento prévio dos alunos sobre os fatos da história da matemática e a relação da matemática com outras ciências. Ao término da aplicação das atividades, aplicamos um questionário final, avaliando se as atividades motivaram ou não os alunos na busca do conhecimento. Ao final, relatamos a experiência e as opiniões dos alunos. |
Abstract: | This work was done in order to reorient the math teacher in expanding its didactic approach to teaching logarithms in the classroom. The aim of this study is to investigate the interdisciplinary content of the logarithm, to serve as a motivation for learning in a high school class. Literature search was undertaken to produce this work indicates the possibility of the presentation of logarithms of contextualized and interdisciplinary way. Using some facts from the history of mathematics teacher can give the student more sense to this content and applications. In this regard, we point out some practical applications of logarithms in the study of natural phenomena such as earthquakes, and the use of logarithms for the calculation of pH and applications in acoustics. Some suggestions of activities, in which some were applied to two groups of high school (NEJA), teaching young people and adults, the West Zone of the City of Rio de Janeiro are cited. First, we apply an initial questionnaire before the activities by assessing the students' prior knowledge about the facts of the history of mathematics and the relationship of mathematics and other sciences. At the end of the implementation of activities, we apply a final questionnaire assessing whether or not the activities motivated students in pursuit of knowledge. At the end we report the experience and opinions of students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15604 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Fluvio Alves Leitão.pdf | Documento principal | 2.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.