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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Resiliente:Práticas Colaborativas para Redução de Riscos no Ambiente Escolar
Autor: D`Almeida, Rodrigo Xavier
Orientador(a): Salles, Cristiane Martins Cardoso de
Primeiro coorientador: Figueiredo, Moacyr
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Moacyr
Segundo membro da banca: Lopes, Alexandre Ferreira
Palabras clave: educação;protagonismo;redução de risco;education;protagonism;risk reduction
Área(s) do CNPq: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Idioma: por
Fecha de publicación: 5-oct-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citación: D`ALMEIDA, Rodrigo Xavier. Escola Resiliente:Práticas Colaborativas para Redução de Riscos no Ambiente Escolar. 2017. [117 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Resumen: Um dos grandes desafios globais relacionados às mudanças climáticas é capacitar comunidades e auxiliar sua preparação, prevenção, resposta e estruturação frente aos desastres socioambientais. A partir da pesquisa de experiências escolares para reduzir riscos no Brasil e no mundo e tendo como campo de estudos as escolas participantes do Projeto “Escola Resiliente”, no município de Petrópolis, Rio de Janeiro, esta pesquisa busca responder se a introdução de práticas colaborativas para redução de risco de desastres na grade curricular de educação pode tornar o ambiente escolar mais seguro e se o protagonismo e participação de jovens podem influenciar nas tomadas de decisão para construir ambientes escolares resilientes aos desastres. O objetivo desta dissertação é avaliar a aplicação do Currículo Prático/Colaborativo para Redução de Risco de Desastres proposto no Projeto “Escola Resiliente”. As metodologias utilizadas para esta pesquisa foram questionários sobre conhecimentos, atitudes e práticas realizados no início/final do ano letivo de 2016 e uma pesquisa-ação estruturada a partir da criação de comissões de pesquisa, formadas por participantes do Projeto “Escola Resiliente” para construir um marco teórico, acompanhar e registrar os encontros e para sistematizar as práticas desenvolvidas no projeto. Os resultados da pesquisa apontam para o aumento da percepção do risco nestas escolas e para o desenvolvimento das capacidades para prevenir e mitigar nestes territórios escolares. Os jovens, ao longo do processo de observação participativa, se mostraram sujeitos protagonistas de transformações no ambiente escolar e capazes de liderar e mobilizar grupos para reduzir e prevenir riscos.
Abstract: One of the major global challenges related to climate change is to empower communities and assist in their preparation, prevention, response and structuring in the face of socio-environmental disasters. From the research of school experiences to reduce risks in Brazil and having as a field of study the schools participating in the Resilient School Project in the city of Petrópolis-RJ, this research seeks to respond if the introduction of practices for disaster risk reduction in the curriculum of education can make the school environment safer and if the protagonism and participation of young people can influence in the decision making to build school environments resilient to the disasters. The objective of this dissertation is to evaluate the application of the Practical / Colaborative Curriculum for Disaster Risk Reduction proposed in the Resilient School Project. The methodologies used for this research were a knowledge, attitudes and practices baseline / final questionnaire conducted at the beginning / end of the 2016 academic year and the Action Research structured by the creation of research commissions formed by participants from the Resilient School Project to build a theoretical framework, monitor and record the meetings and systematize the practices developed in the project. The expected results of the research point to increased risk perception in these schools and to the development of capacities to prevent and mitigate in these school territories. Throughout the process of participatory observation, young people have been protagonists of transformations in the school environment and able to lead and mobilize groups to reduce and prevent risks.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15683
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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