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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo de caso sobre o PAA África, na Etiópia ,no contexto da cooperação Sul-Sul Brasileira em segurança alimentar e nutricional na Etiópia
Otros títulos: ...
Autor: Oliveira, Giselle Paulino dos Reis de
Orientador(a): Amâncio, Robson
Primeiro membro da banca: Amâncio, Robson
Segundo membro da banca: Schmitt, Cláudia Job
Terceiro membro da banca: Alcântara, Luciene Burlandy Campos de
Quarto membro da banca: Maluf, Renato Sérgio Jamil
Palabras clave: PAA África Etiópia;transferência de política;combate à fome;policy transfer;overcoming hunger
Área(s) do CNPq: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Idioma: por
Fecha de publicación: 14-jul-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citación: OLIVEIRA, Giselle Paulino dos Reis de. Um estudo de caso sobre o PAA África, na Etiópia ,no contexto da cooperação Sul-Sul Brasileira em segurança alimentar e nutricional na Etiópia. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.
Resumen: Este trabalho é um estudo de caso sobre o projeto piloto do PAA África Etiópia, inspirado na experiência brasileira do PAA, no contexto da cooperação Sul-Sul. A partir da ótica da transferência e da circulação de política, o estudo busca compreender de que forma o PAA é interpretado, transferido e implementado num país com contextos tão diferentes do Brasil, como é o caso da Etiópia. A percepção é que, ao chegar em terras etíopes, o PAA se mistura com programas e organizações que atuam no local. Ainda que considere a premissa de ligar a agricultura familiar com a questão da merenda escolar, o programa torna-se algo muito distinto do PAA originado no Brasil, fortalecendo um modelo de desenvolvimento ao qual tentou resistir quando idealizado. Como ponto de partida, a investigação apoia-se em questões formuladas por Dolowitz e Marsh (2000) que facilitam a análise da transferência. No entanto, as transformações observadas no programa ganham respaldo nas ideias da mobilidade e montagem de política defendidas pelos geógrafos McCann e Ward. A pesquisa é resultado de uma investigação sobre o local onde o programa aterrissou e sobre os atores envolvidos no processo de transferência da política, principalmente do PMA como importante agente tradutor e as diferentes abordagens de combate à fome e à pobreza. A investigação traz também os caminhos e motivações que levaram a Etiópia a adotar um programa de alimentação escolar com base na agricultura local. Por meio de entrevistas e dinâmicas participativas realizadas com os agricultores da etnia sidama de Hawassa, foco do PAA África Etiópia, a pesquisa traz uma amostra do ambiente rural, hábitos alimentares e principais transformações na agricultura da região. O trabalho discute ainda elementos que foram essenciais para o funcionamento da política brasileira, mas que não fizeram parte do processo de TP. Ilustrado com fotografias que trazem a beleza e a complexidade do mundo rural etíope, o trabalho mostra quais são os arranjos que a política brasileira de segurança alimentar e nutricional fortalece na Etiópia e como se transforma em seu oposto
Abstract: This dissertation is a case study on the PAA Africa Ethiopia in Hawassa, a project inspired by the Brazilian PAA experience, within the context of South-South Cooperation in food and nutrition security. From the perspective of policy transfer and policy assemblage, mobility and mutation, this study seeks to understand how the Brazilian PAA has been interpreted, transferred and implemented in a country with such different historical, social and economic context as Ethiopia. I have adopted Dolowitz and Marsh framework as a starting point to guide the analysis of policy transfer. Still, the transformations observed in the program are corroborated by the concepts of mobility, assembly and mutation described by geographers McCann and Ward. The research carried out in Hawassa investigates the main actors engaged on agricultural issues, their goals and perspective on how to fight hunger and poverty. Upon arriving in Hawassa, the Brazilian policy merges into programs and organizations locally operated. And although it considers the premise of Home Grown School Feeding, the program develops in a very distinct path from the Brazilian PAA. By advocating the use of chemical fertilizers and hybrid seeds to increase yields and find valuable markets, the new program strengthens the very developmental patterns it struggled to resist when created in Brazil. These transformations were essentially related to the role played by WFP as an important translating agent. The study also reveals how Ethiopia has been motivated to adopt a Home Grown School Feeding model. Through interviews and participatory methods to analyze contemporary changes within Sidama small farmers communities, the study depicts the complex rural scene of Hawassa where the Brazilian policy was applied. Finally, the research discusses some crucial elements to the creation of the Brazilian policy that were not included in the transfer process contributing to changes. Illustrated with photographs conveying the beauty and intricacy of Ethiopian rural life, the research shows how a policy transfer can transform itself into its own opposite
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15685
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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