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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação Ambiental no Sesc: proposta de princípios e diretrizes para a ação fianlística
Autor: Saladini, Mario Henriques
Orientador(a): Lopes, Alexandre Ferreira
Primeiro membro da banca: Lopes, Alexandre Ferreira
Segundo membro da banca: Guimarães, Mauro
Terceiro membro da banca: Loureiro, Carlos Frederico
Palabras clave: Educação ambiental;transversalidade;Sesc;Environmental education;transversality;Sesc
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-oct-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citación: SALADINIi, Mario Henriques. Educação Ambiental no Sesc: proposta de princípios e diretrizes para a ação fianlística. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumen: A falta de um documento institucional que oriente as ações de educação ambiental, atualmente dispersas geograficamente e, possivelmente, conceitualmente distintas, nos Departamentos Regionais do Sesc em todo Brasil, é uma lacuna que, ao ser preenchida, convergirá esforços no sentido de uma ação educativa mais clara, objetiva, coesa e efetiva. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral construir um arcabouço teórico que possibilite as discussões regionais e que oriente a ação em educação ambiental no Sesc, promovendo a difusão interprogramática de princípios e diretrizes, se desdobrando em seis objetivos específicos: propor princípios gerais e diretrizes de ação da educação ambiental no Sesc; criar processo participativo para construção do documento referencial de educação ambiental, que, futuramente, possa ser discutido em âmbito nacional; analisar projetos e documentos institucionais, para identificação dos caminhos que a educação ambiental no Sesc possa seguir; pesquisar o entendimento de educação ambiental dos assessores técnicos das áreas finalísticas, sob a ótica da transversalidade; promover maior alinhamento das ações às políticas públicas; e institucionalizar a educação ambiental no Sesc. Para isso, o estudo se apoiou em uma metodologia de construção participativa e dialógica, considerando, entre outras informações, o que versam as principais políticas públicas ligadas ao campo da educação ambiental, bem como o que os documentos institucionais preconizam, sempre sob a perspectiva da complementariedade entre as áreas finalísticas. Como resultado, a partir do envolvimento de diversos partícipes no processo e das análises de referenciais internos e externos, foi possível sugerir seis princípios gerais e 18 diretrizes específicas de ação. Com isso, se espera que este trabalho possa contribuir significativamente para alinhar, intensificar e qualificar as ações educativas com a temática socioambiental no Sesc, demonstrando a sinergia entre suas áreas finalísticas, como forma de potencializar a transformação socioambiental, principalmente, no território em que as unidades do Sesc estão instaladas.
Abstract: The lack of an institutional document that guides the actions of environmental education, currently dispersed geographically and possibly the conceptual distinctions, in the Regional Departments of Sesc throughout Brazil, is a gap that, when realized, becomes no movement of a clearer, more objective, cohesive and effective educational action. In this sense, the objective of this work was the construction of a theoretical framework that allowed the dissemination of a work agenda in the environment and an environmental education strategy in the SESC, promoting the diffusion of principles and guidelines, with emphasis on planning and generation of indicators. of environmental education in SESC; process of participation for the education of the reference document of environmental education, which, in the future, can be discussed at national level; set projects and institutional documents, to identify the ways in which environmental education can´t follow Sesc; the environmental planning of the evaluation of the longitudinal areas, in the perspective of transversality; avoiding most of the actions in public policies; and institutionalize environmental education in Sesc. For this, the study is purposeful in a participatory and dialogic methodology, considering, among other information, what is better than the rules of government, and the environmental protection laws, as well as the institutional documents always advocate from a perspective of complementarity between as finalistic areas. As a result, from the beginning of a process of participation and analysis of internal and external reporting requests, the changes and the 18 specific directions of action were defined. Therefore, this type of work is expected to be important for the plan, to intensify and qualify as educational actions with a socio-environmental structure in the SESC, demonstrating a synergy between the areas of completion, as a way to enhance a socioenvironmental transformation, mainly, not being Sesc units are installed.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15694
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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