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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em equipes como metodologia ativa de ensino para uma abordagem experimental da determinação da faixa de pH de soluções aquosas
Autor: Arêas, Jessica Alves de Medeiros
Orientador(a): Castilho, Roberto Barbosa de
Primeiro coorientador: Rogério, Kamilla Rodrigues
Primeiro membro da banca: Castilho, Roberto Barbosa de
Segundo membro da banca: Santos, André Marque dos
Terceiro membro da banca: Silva Junior, João Carlos Santos
Palabras clave: Acidez;Basicidade;Indicadores;Sequência didática;Aprendizagem baseada em equipes;História da Ciência;Acidity;Basicity;Indicators;Didactic sequence;Team-based learning;History of Science.
Área(s) do CNPq: Educação
Química
Idioma: por
Fecha de publicación: 1-dic-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Citación: ARÊAS, Jéssica Alves de Medeiros. Aprendizagem baseada em equipes como metodologia ativa de ensino para uma abordagem experimental da determinação da faixa de pH de soluções aquosas. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.
Resumen: Apresentar Química aos alunos do ensino médio é um grande desafio pois a disciplina é tida como algo desconexo da realidade e de difícil compreensão, e o uso de metodologias tradicionais que envolvem apenas o quadro não contribuem para melhoria desse cenário. O contexto pós-pandemia mostrou que os alunos retornaram ao modelo presencial ainda mais desmotivados e com defasagem de conteúdo. Com o objetivo de despertar nos alunos maior interesse, este trabalho aplicou uma sequência didática (SD) envolvendo uma metodologia ativa de ensino, a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), com a finalidade de colocar os alunos como protagonistas da construção dos seus conhecimentos. O tema escolhido para desenvolvimento deste trabalho foi a abordagem experimental da medição do pH de soluções aquosas, a partir de indicadores ácido-base. Além de ser uma prática que chama a atenção dos alunos, é um conteúdo de fácil correlação com o cotidiano dos discentes. O referencial teórico utilizado foi a epistemologia de Gaston Bachelard, que trata das etapas da evolução do pensamento científico e dos obstáculos epistemológicos enfrentados na construção do conhecimento. A SD fez uso da história da ciência (HC) com o intuito de humanizar o ensino de química, desconstruindo a ideia de cientistas isolados em seus laboratórios, “descobrindo” aleatoriedades que são ensinadas na escola. A aplicação da SD ocorreu em duas turmas distintas da segunda série do ensino médio de um colégio particular da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A SD foi pensada em níveis crescentes de complexidade, de modo que a última aula da SD fosse a culminância de todo o projeto. Os alunos se mostraram engajados durante as atividades e quando foram perguntados, após a última aula, sobre a metodologia utilizada na SD a maioria dos grupos afirmaram que se sentiram mais motivados e interessados em aprender quando perceberam nas aulas práticas a aplicação da teoria abordada nas aulas anteriores.
Abstract: Introducing Chemistry to high school students is a great challenge because the discipline is seen as something disconnected from reality and difficult to understand, and the use of traditional methodologies that involve only the board do not contribute to improving this scenario. The post-pandemic context showed that students returned to the face-to-face model even more unmotivated and with a lack of content. With the aim of arousing greater interest in students, this work applied a didactic sequence (SD) involving an active teaching methodology, Team-Based Learning (ABE), in order to place students as protagonists in the construction of their knowledge. The theme chosen for the development of this work was the experimental approach to measuring the pH of aqueous solutions, based on acid-base indicators. In addition to being a practice that draws the students' attention, it is content that is easily correlated with the students' daily lives. The theoretical framework used was Gaston Bachelard's epistemology, which deals with the stages of the evolution of scientific thought and the epistemological obstacles faced in the construction of knowledge. The SD made use of the history of science (HC) in order to humanize the teaching of chemistry, deconstructing the idea of isolated scientists in their laboratories, “discovering” randomness that is taught in school. The application of the SD took place in two different classes of the second grade of high school in a private school in the west zone of the city of Rio de Janeiro. SD was designed in increasing levels of complexity, so that the last SD class was the culmination of the entire project. The students were engaged during the activities and when they were asked, after the last class, about the methodology used in the DS, most groups stated that they felt more motivated and interested in learning when they realized in the practical classes the application of the theory covered in the classes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15733
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

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