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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15776
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ver-o-peso e a invenção de paisagens através das fotografias de Nay Jinknss |
Título(s) alternativo(s): | Ver-o-peso and the invention of landscapes through the photographs of Nay Jinknss |
Autor(es): | Dias, Paulo Victor Santos |
Orientador(a): | Reinheimer, Patrícia |
Primeiro membro da banca: | Reinheimer, Patrícia |
Segundo membro da banca: | Machado, Carly Barboza |
Terceiro membro da banca: | Gama, Fabiene de Moraes Vasconcelos |
Palavras-chave: | Fotografia;Antropologia;Ver-o-Peso;Raça;Gênero;Photography;Anthropology;Ethnicity;Genre |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Abr-2022 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Resumo: | O trabalho se propôs a analisar o trabalho da fotógrafa Nay Jinknss dentro do ambiente do Ver- o-Peso, um complexo paisagístico em Belém do Pará, e como a artista constrói sua representação daquele ambiente a partir de suas experiências, interações e identificações. Foram realizadas conversas com a artista e elencada uma série de falas e debates que a fotógrafa paraense levantou em entrevistas. Com base em seu discurso, em aportes teóricos acerca da fotografia e da antropologia, e também nas imagens de Nay Jinknss, levantou-se debates acerca de raça, gênero e classe e como isso surge dentro do que a artista pretende visibilizar ou invisibilizar na sua fotografia. Adentrou-se a parte da história do complexo paisagístico e como ele fora registrado diante de algumas representações artísticas importantes. O Ver-o-Peso, para esse trabalho, é um ambiente plural que interage com a artista, e diante dessas interações surgem possibilidades de representações fotográficas, amparadas em discursos e estabelecidas pelo contato da artista com as pessoas, com os animais e com os objetos que aparecem, ou desaparecem em seu trabalho. |
Abstract: | This work aimed to analyze the work of photographer Nay Jinknss within the environment of Ver-o-Peso, a landscaped complex in Belém do Pará, and how the artist builds her representation of that environment from her experience, interaction and identification. Conversations were held with the artist and a series of speeches and debates that the photographer from Pará raised in interviews were listed. Based on her speech, on theoretical contributions about photography and anthropology, and also on the images of Nay Jinknss, debates were raised about race, gender and class and how this arises within what the artist intends to make visible or invisible in her photography. Part of the history of the landscape complex was entered and how it was recorded in front of some important artistic representations. Ver-o-Peso, for this work, is a plural environment that interacts with the artist, and in view of these interactions, possibilities of photographic representations arise, supported by discourses and established by the artist's contact with people, animals and animals. objects that appear or disappear in your work. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15776 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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