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Tipo do documento: Tese
Título: Fact-checking education: Identificação, produção e combate de narrativas falsas nas redes
Otros títulos: Fact-checking education: identification, production and combating of false narratives on the networks
Autor: Almeida, Wallace Carriço de
Orientador(a): Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Terceiro membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Quarto membro da banca: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Quinto membro da banca: Braga, Maria Lucia Santaella
Palabras clave: Pesquisa-formação na cibercultura;Docência Online;Fake News;Research-training in cyberculture;Online teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 25-ago-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: ALMEIDA, Wallace Carriço de. Fact-checking education: identificação, produção e combate de narrativas falsas nas redes. 2022. 243 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.
Resumen: Esse trabalho buscou compreender o contexto da emergência das fake news e suas repercussões na sociedade e inclusive na educação para desenvolver metodologias de ciberpesquisa-formação em tempos de pós-verdade (SANTAELLA, 2018). Apresentamos aqui uma discussão acerca da temática das fake news a partir de um repertório teórico-metodológico situado na multirreferencialidade (MACEDO, 2010; ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; 2015, 2019), nas pesquisas com os cotidianos (CERTEAU, 2008; ALVES, 2009, 2019) tendo como método e opção política uma prática de pesquisa que promove uma imersão e ação de co-autoria no campo, formando e se formando no intercâmbio com os praticantes culturais (SANTOS, 2005, 2015, 2019). Apresentamos o dispositivo de pesquisa Reglus (inspirado em Paulo Reglus Neves Freire) como uma proposta de prática pedagógica na cibercultura, como ato de currículo na formação de professores, tendo como principal objetivo compreender o contexto da emergência das fake news e suas repercussões na sociedade, inclusive na educação para desenvolver metodologias de ensino e pesquisa que possam, para além de perceber o fenômeno, desenvolver proposições para fins educativos. O campo da pesquisa foi o cotidiano da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB vivido em perspectiva de investigar como essa guerra de narrativas vem modificando as formas de atuação e formação docente através dos estudos dos fenômenos que emergem do cotidiano e suas apropriações pelos praticantes culturais. Da partilha entre saberes, vivencias e na proposição de novos letramentos, na criação de narrativas e imagens, do ato de confirmar e comprovar fatos e dados usados em discursos nos meios de comunicação massivos e outras publicações compartilhadas em rede deixaram três noções que consideramos achados da pesquisa: a importância do ato de ler; ciberativismo como práxis da liberdade e inteligência coletiva: um reencontro com a inteligência artificial, bem como a proposição de um diálogo entre a formação docente e as novas formas de socialização e aprendizagem contemporâneas.
Abstract: This work sought to understand the context of the emergence of fake news and its repercussions on society and even on education to develop cyberresearch-training methodologies in post-truth times (SANTAELLA, 2018). We present here a discussion on the topic of fake news from a theoretical-methodological repertoire situated in multi-referentiality (MACEDO, 2010; ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005; 2015, 2019), in research with everyday life (CERTEAU, 2008; ALVES). , 2009, 2019) having as method and policy option a research practice that promotes an immersion and co-authorship action in the field, forming and forming in the exchange with cultural practitioners (SANTOS, 2005, 2015, 2019). We present the Reglus research device (inspired by Paulo Reglus Neves Freire) as a proposal for a pedagogical practice in cyberculture, as a curriculum act in teacher training, with the main objective of understanding the context of the emergence of fake news and its repercussions on society, including in education to develop teaching and research methodologies that can, in addition to perceiving the phenomenon, develop propositions for educational purposes. The field of research was the daily life of the discipline of "Computer Science in Education" of the Distance Learning Degree in Pedagogy by UERJ/CEDERJ/UAB, lived in the perspective of investigating how this war of narratives has been modifying the forms of action and teacher training through the studies of phenomena that emerge from everyday life and their appropriation by cultural practitioners. From the sharing of knowledge, experiences and the proposition of new literacies, the creation of narratives and images, the act of confirming and proving facts and data used in discourses in the mass media and other publications shared in the network left three notions that we consider findings of the research: the importance of the act of reading; cyberactivism as the praxis of freedom and collective intelligence: a re-encounter with artificial intelligence, as well as the proposition of a dialogue between teacher training and the new forms of contemporary socialization and learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15780
Aparece en las colecciones:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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