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Tipo do documento: Artigo em periódico
Título: As cinco faces do agronegócio: mudanças climáticas e territoriais indígenas
Título(s) alternativo(s): The five faces of agribusiness: climate change and indigenous territories
Autor(es): Ribeiro Neto, Caio Pompeia
Palavras-chave: Agronegócio;Heterogeneidade;Mudanças climáticas;Povos indígenas;Antropoceno;Agribusiness;Heterogeneity;Climate change;Indigenous;People anthropocene
Data do documento: 2023
Citação: RIBEIRO NETO, C. P. As cinco faces do agronegócio: mudanças climáticas e territórios indígenas. Revista de Antropologia, v. 66, p. 1- 26, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.202839. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/issue/view/12725
Resumo: Com as pressões globais sobre problemas socioambientais nas cadeias de comomodities agropecuárias no Brasil, há maior estímulo para a diferenciação entre os atores do agronegócio que operam no país. Por meio de um gradiente, este artigo analisa cinco correntes de posições desses atores sobre questões socioambientais. Associando cada corrente a um ator empresarial específico, o trabalho também examina em que medida as posições são desdobradas em ações políticas efetivas. Os materiais empíricos advêm de documentos patronais e corporativos, observação participante de longa duração em núcleos políticos e entrevistas com líderes empresariais. Os resultados demonstram a ampliação de divergências programáticas entre tais atores, mas também evidenciam consideráveis contradições nesse processo
Abstract: With global pressures on social and environmental problems in agricultural commodity chains in Brazil, there is a greater stimulus for differentiation among agribusiness actors operating in the country. Through a gradient, this article analyzes five currents of these actors’ posi tions concerning social and environmental issues. By associating each current with a specific actor, this work also examines the extent to which the positions are translated into effective political actions. The empirical sources come from corporate documents, long-term participant observation in political forums andinterviews with leaders of business associations. The results demonstrate the widening of programmatic divergences among those actors, but also evidence considerable contradictions in this process
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15781
ISSN: 16789857 online
Aparece nas coleções:Publicações do GEMAP

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