Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15792
Tipo do documento: Artigo em evento
Título: A financeirização da terra: novas disputas para o campo brasileiro
Autor(es): Barros Junior, Orlando Aleixo de
Palavras-chave: Financeirização;Agronegócio;Land grabbing
Data do documento: Nov-2017
Citação: BARROS JUNIOR, O. A. Financeirização da terra: novas disputas para o campo brasileiro. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 8., 2017; SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA GT 8 - REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E PROCESSOS MIGRATÓRIOS NO CAMPO, 9. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SINGA, 2017.
Resumo: No intento de compreender novas disputas que estão sendo impostas para o campo brasileiro, é possível considerar um aumento substancial da participação do capital financeiro estrangeiro aliado ao grande capital agroindustrial na expansão do agronegócio a partir dos anos 2000. Pretende-se neste trabalho, compreender preliminarmente a financeirização da terra no Brasil, em um contexto em que há uma predominância do papel dos fundos de investimentos estrangeiros no mercado de terras agrícolas, a fim de diversificar sua carteira de ativos e garantir lucros através de rendimentos a juros desses ativos. Desta forma, forja-se uma dinâmica de compra, venda e arrendamento da terra que não necessariamente está ligado diretamente à produção, conferindo um caráter especulativo na expectativa de elevação do preço.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15792
ISSN: 19804555
Aparece nas coleções:Publicações do GEMAP

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A financeirização da terra_novas disputas para o campo brasileiro.pdf193.34 kBAdobe PDFAbrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.